Acadêmico de Análise de Sistemas da Guairacá desenvolve aplicativo inovador

Públicado em 26/05/2017
Imprimir
foto - Cópia

O aplicativo ‘Eu Prefeito’ torna os cidadãos coadjuvantes na administração local, definindo as demandas que devem ser atendidas.

 

Durante seu Trabalho de Conclusão de Curso, o jovem Juliano Sirtori, de apenas 20 anos, está desenvolvendo um aplicativo para dispositivos móveis para aproximar ainda mais a população da administração local. Juliano é acadêmico do 5º Período de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá.

Conforme o coordenador do curso na Guairacá, professor Rodrigo Souza D’Ávila, e também orientador do trabalho, explicou, o aplicativo Eu Prefeito funciona como uma central de atendimento, facilitando o dia a dia das pessoas que necessitam dos serviços prestados pelo órgão municipal. “O software tem um funcionamento bastante simples. Ele permite que a pessoa tire uma foto e faça uma descrição do problema ou serviço que necessita de manutenção, como um buraco no asfalto, uma lâmpada queimada em frente à sua casa ou um entulho para ser recolhido. O sistema reconhece a localização do solicitante e o setor responsável é notificado na mesma hora”. Além disso, segundo Rodrigo, por meio do aplicativo o solicitante pode acompanhar todo o andamento da sua solicitação.

Rodrigo explicou que a iniciativa surgiu por meio de uma conversa com o Prefeito de Guarapuava no final do ano passado, ocasião na qual outro acadêmico do curso de Análise de Sistemas da instituição recebeu congratulações especiais por um aplicativo criado. Segundo ele, essa transparência gera credibilidade para a gestão e torna os cidadãos coadjuvantes nesse processo, definindo as demandas que devem ser atendidas.

O acadêmico Juliano, responsável pela programação do aplicativo, contou que não encontrou dificuldades no projeto. “O principal intuito desse trabalho foi buscar na tecnologia um caminho, simples e ao mesmo tempo completo, para facilitar a vida das pessoas, além de agilizar os processos e reduzir o tempo de realização”. Por meio de uma pesquisa, segundo Juliano, foi constatado que pouquíssimos municípios no Brasil utilizam-se de tecnologia similar para tal finalidade.

O professor ainda explicou que inicialmente as funcionalidades serão básicas e futuramente, se surgirem novas necessidades, elas serão implementadas. “Os principais serviços serão notificações de luz do poste acesa ou queimada, tapa buraco nas ruas e avenidas e problemas com semáforo e placas de sinalização”.

A plataforma, que ainda está em fase de testes para análise de viabilidade, foi apresentada para o Prefeito Municipal de Guarapuava, Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho, que deixou algumas sugestões e parabenizou grandemente a iniciativa. “O aplicativo é fantástico. Muito bom ver que temos grande potencial tecnológico em nosso município”.

 

Trajetória de criações inovadoras

Esse não é o primeiro aplicativo inovador criado pelo curso de Análise de Sistemas da Guairacá. Um dos trabalhos de maior destaque foi do acadêmico Jesher Heliel Rodrigues: um aplicativo de celular que auxilia crianças em diferentes graus de autismo no aprendizado do alfabeto, isso de forma interativa e totalmente simples. O projeto inovador, de nome OTO (Olhar Tocar Ouvir), recebeu congratulações especiais do Prefeito no final do ano passado, e também, brilhantemente conquistou o 3º lugar no Prêmio Sercomtel de Inovação. Outro trabalho de destaque na instituição foi um aplicativo de automação residencial que tem como funcionalidade controlar dispositivos elétricos, através da internet, em residências de qualquer lugar do mundo.

Para Rodrigo, é uma grande satisfação ver que o conhecimento adquirido na graduação tem auxiliado os acadêmicos na elaboração de inúmeros projetos junto à comunidade. Segundo o professor, Juliano é um dos grandes exemplos do curso. “Juliano tem um grande potencial e inclusive recebeu uma proposta de trabalho para, logo após formado, atuar em uma grande empresa de tecnologia em Curitiba”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*