Aplicativo criado por egresso de Análise de Sistemas da Guairacá é premiado

Públicado em 20/09/2017
Imprimir
foto_feiradeideias

Durante seu Trabalho de Conclusão de Curso no primeiro semestre desse ano, Juliano Sirtori desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis – intitulado Eu Prefeito – para aproximar ainda mais a população da administração local. O trabalho do egresso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá foi o 3º colocado na 2ª edição da Feira de Ideias, promovida em cooperação pela UTFPR, Lab de Ideias da Prefeitura de Guarapuava, Acig, Núcleo de Tecnologia da Informação, Unicentro – Integ e Novatec, e apoio do Sebrae. A premiação foi recebida pelo co-coordenador do projeto, professor Carlos Eduardo Andrade Iatskiu.

Ao todo foram 21 projetos inscritos. Para o coordenador do curso na Guairacá, professor Rodrigo Souza D’Ávila, e também orientador do trabalho premiado, é uma grande satisfação ver que o conhecimento adquirido na graduação tem auxiliado os acadêmicos na elaboração de inúmeros projetos junto à comunidade. “Estávamos confiantes desde o começo, afinal, essa é uma ideia inovadora que vem contribuir para o município. A previsão é que até metade do ano que vem o aplicativo seja implantado em Guarapuava”.

O projeto possui 3 módulos, sendo que o aplicativo e a parte web (a ser gerenciada pela Prefeitura) já se encontram finalizados. O 3º e último módulo será a elaboração do sistema a ser usado em tablet, onde os setores operacionais receberão as ordens de serviço.

 

Sobre o App

O aplicativo Eu Prefeito funciona como uma central de atendimento, facilitando o dia a dia das pessoas que necessitam dos serviços prestados pelo órgão municipal. “O software tem um funcionamento bastante simples. Ele permite que a pessoa tire uma foto e faça uma descrição do problema ou serviço que necessita de manutenção, como um buraco no asfalto, uma lâmpada queimada em frente à sua casa ou um entulho para ser recolhido. O sistema reconhece a localização do solicitante e o setor responsável é notificado na mesma hora”. Além disso, segundo Rodrigo, por meio do aplicativo o solicitante pode acompanhar todo o andamento da sua solicitação.

Rodrigo explicou que a iniciativa surgiu por meio de uma conversa com o Prefeito de Guarapuava no final do ano passado, ocasião na qual outro acadêmico do curso de Análise de Sistemas da instituição recebeu congratulações especiais por um aplicativo criado. Segundo ele, essa transparência gera credibilidade para a gestão e torna os cidadãos coadjuvantes nesse processo, definindo as demandas que devem ser atendidas.

O acadêmico Juliano, responsável pela programação do aplicativo, contou que não encontrou dificuldades no projeto. “O principal intuito desse trabalho foi buscar na tecnologia um caminho, simples e ao mesmo tempo completo, para facilitar a vida das pessoas, além de agilizar os processos e reduzir o tempo de realização”. Por meio de uma pesquisa, segundo Juliano, foi constatado que pouquíssimos municípios no Brasil utilizam-se de tecnologia similar para tal finalidade.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*