Clínica de Odontologia da Faculdade Guairacá atende alunos de escolas municipais

Públicado em 24/05/2017
Imprimir
foto - Cópia

Alunos de escolas municipais de Guarapuava também estão sendo beneficiados com a recente implantação da Clínica de Odontologia da Faculdade Guairacá. Cerca de 50 crianças recebem atendimento por dia, isso de forma gratuita.

O professor Vinícius Traiano explicou que os tratamentos odontológicos ocorrem conforme a evolução do curso. Dentro da disciplina de Saúde Coletiva, ministrada por ele, os acadêmicos estão desenvolvendo um trabalho muito importante de educação em saúde.  “Estamos atendendo crianças que estão em fase de troca dentária, avaliando o índice de cárie, evidenciando placa, fazendo limpeza, encaminhamentos necessários e, principalmente, fazendo promoção da saúde, demonstrando onde ela não está escovando corretamente e entregando kits de higiene”. O professor explicou que essas crianças serão atendidas novamente dentro de 6 meses, e também, passarão a ser acompanhadas anualmente pela Clínica de Odontologia da Guairacá. “O resultado é alcançado ao longo do tempo, mas a ação de promoção de saúde, no custo-benefício, é muito melhor. Trata-se não somente de uma ação curativa, mas acima de tudo educativa”.

Assim que soube dos serviços ofertados pela Clínica de Odontologia da Faculdade Guairacá, Pedro Pacheco levou seu filho de 12 anos para receber tratamento e orientações sobre saúde bucal. “Muitos de nós não tivemos essa oportunidade enquanto crianças e é muito importante cuidar dos dentes desde cedo”. Neri Ferreira de Lima contou que a consulta veio na hora certa. “Meu filho de 10 anos estava com muita dor no dente. Vim acompanhá-lo e fiquei feliz em saber que os atendimentos estão sendo feitos com adultos também”.

A acadêmica Michellen Viau Voznei, do 4º Período de Odontologia, contou que as práticas da disciplina têm apresentado uma demanda emergente na região na área de saúde bucal. “As práticas nos mostram uma realidade totalmente diferente da que imaginamos ao iniciar o curso. Já atendemos pacientes que não tinham escova de dente em casa, que não conheciam o fio dental, além de pacientes que não iam ao dentista há 15 anos. A falta de informação sobre uma boa higiene bucal ainda é muito grande, acredito que esse trabalho fará a diferença na vida de muitas pessoas”.

Diante dessa realidade presenciada, a acadêmica Fabiele Limberger destacou a importância do curso de Odontologia da Guairacá junto à comunidade. “Esses pacientes que apresentam casos mais graves provavelmente não receberam orientações enquanto crianças. Feito isso no tempo certo, a pessoa levará como hábito para o resto de sua vida. Com isso, são grandes as chances dela não ter tantos danos como os adultos de hoje”.

 

Consultas e agendamento

A triagem é o primeiro passo para quem deseja receber tratamento odontológico, pois é nesse momento que as necessidades são identificadas. Após o diagnóstico, o paciente recebe o encaminhamento para a clínica especializada indicada.

Os interessados devem comparecer nas Clínicas Integradas Guairacá, de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, para agendamento. O centro de especialidades da Guairacá está situado à rua Senador Pinheiro Machado, 571, Alto da XV. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3035-0268.

2 Comentários

  1. maria joilce zanedim disse:

    eu gostaria de saber se voces atende adultos. e se estão fazendo implantes com protocolor. eu gostaria de fazer e o meu marido também.

    • devk13 disse:

      Olá Maria! A Clínica de Odontologia também está atendendo adultos. Os atendimentos vão evoluindo conforme a evolução do curso. Nesse primeiro instante é feito o diagnóstico e também encaminhado para clínicas especializadas. Você deve comparecer nas Clínicas Integradas Guairacá, de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, para agendamento. A triagem acontece nas quartas e quintas-feiras das 19h às 21h. O endereço é Senador Pinheiro Machado, 571, Alto da XV. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3035-0268.

Deixe o seu comentário!

*