O que é DTM em odontologia? por José Carlos Wagnitz

Públicado em 06/05/2019
Imprimir
José Carlos Wagnitz

José Carlos Wagnitz
Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
Pós-graduado em Cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia, Ortodontia e Odontologia do Sono
Mestre em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pela Faculdade São Leopoldo Mandic

 

A Articulação Temporomandibular (ATM) se localiza entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha, do lado direito e esquerdo. Essas articulações são responsáveis pelos movimentos da boca.

Alguns problemas nessa região podem agravar em sintomas como: dor de cabeça crônica, dores, estalos e zumbidos no ouvido, dificuldades para abrir ou movimentar a boca, cansaço na musculatura da face, e outros. A especialidade também trata de outras condições mais diversas, como a Síndrome da Ardência Bucal (onde o paciente sente todo alimento como se estivesse apimentado), algumas doenças de origem reumática relacionadas à falta de saliva, paralisias faciais.

Se você sente esses sintomas, você pode ser um portador de uma Disfunção Temporomandibular (DTM).

A DTM se refere às anormalidades que atingem as ATM’s e/ou músculos da mastigação. As doenças e condições que acometem essa região são tratadas pelo especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. As DTMs são classificadas de acordo com a origem do problema: DTM muscular (quando a origem e sintomatologia se localiza na musculatura, principalmente a mastigatória) e DTMs articulares (quando acometem a articulação).

As formas de tratamento para elas são diferentes conforme a necessidade, e elas podem partir de procedimentos pouco invasivos, como placas posicionadas entre as arcadas e trabalho concomitante com fisioterapia, até procedimentos mais invasivos como aplicação de toxina botulínica, soluções injetáveis intra-articulares e cirurgia das ATM.

Poucos sabem, mas a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Ourofacial (SBDOF) recomendam o tratamento desses sintomas com um cirurgião dentista especializado, que é o profissional indicado para o melhor diagnóstico e tratamento das DTM.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.