Cinemática, dilatação térmica e campo elétrico pautam atividades experimentais

Públicado em 12/03/2019
Imprimir
Atividades experimentais

As turmas do Ensino Médio do Colégio Guairacá realizaram diversos experimentos nas áreas de cinemática, dilatação térmica e campo elétrico, sob orientação do professor Ivo Zapotoczny.

Os alunos do 1º ano realizaram experimentos para determinar a velocidade escalar média de diversos corpos de prova. Em meio à atividade, eles executaram a coleta de dados para a produção de gráficos dos movimentos estudados. Durante a produção dos gráficos no Laboratório de Informática, os estudantes puderam conhecer melhor o software Excel, aprender a trabalhar com gráficos de dispersão e realizar o ajuste de curvas.

Os alunos do 2º ano realizaram experimentos para determinar os coeficientes de dilatação linear de barras de materiais diferentes, a fim de poder relacionar com maior facilidade a influência da temperatura na estrutura de corpos sólidos.

Já os alunos do 3º ano tiveram uma aula ‘chocante’, na qual puderam compreender melhor o que é e como se comporta um campo elétrico. Durante a prática experimental, eles puderam entender melhor como funciona um gerador de Van de Graaff, a máquina de Wimshurst e a garrafa de leyden.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*