Aluno do Colégio Guairacá apresenta trabalho em evento científico

Públicado em 07/11/2017
Imprimir
foto_apresentação_SIEPE

Eduardo Muzzolon, aluno do 3º ano do Colégio Guairacá, esteve presente no V SIEPE – Unicentro (Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) apresentando seu trabalho intitulado ‘Gênese da Enzima Beta-Amiloide e Potenciais Funções por Ela Desempenhadas no Sistema Nervoso’.

O trabalho foi elaborado durante projeto de extensão sob orientação do professor Antonio Alexandre Pereira Junior, coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Guairacá, que destacou a sua importância na formação dos estudantes. “Esse projeto funciona como um instrumento que permite incentivar os alunos do Ensino Médio para a pesquisa científica e também como apoio que contribui, sobretudo, em sua formação. Eduardo é muito esforçado, tem um grande potencial e essa primeira experiência em um evento científico foi bastante positiva”.

De acordo com o aluno, muitos fatores no último século resultaram no envelhecimento da população como as melhorias médico-sanitárias, que interferem no aumento substancial de doenças ligadas às idades avançadas, como a Doença de Alzheimer. Para entender melhor esse contexto, sua pesquisa partiu da busca no banco de dados PubMed com os descritores ‘Alzheimer’, ‘Amyloid’ e ‘Secretase’ e, posteriormente, a leitura dos títulos e resumos, identificando artigos que explicitam a relação direta com o objetivo da pesquisa. “O objetivo foi analisar a produção científica atual que aponte para a possível função das moléculas de beta-amilóide no organismo humano. Também, descrever as reações químicas envolvidas na gênese do peptídeo beta-amilóide na Doença de Alzheimer e encontrar possíveis consequências da inibição de sua ação”, descreveu Eduardo.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*