Histórico

Futebol

COLÉGIO GUAIRACÁ – APRENDER PARA CRESCER

A SESG – Sociedade de Educação Superior Guairacá Ltda. é mantenedora da Faculdade Guairacá e do Colégio Guairacá. A Faculdade Guairacá tem como principais metas a qualificação de seus recursos humanos, o aperfeiçoamento tecnológico, a parceria com a comunidade, a ampliação de seu espaço físico e o crescimento acadêmico horizontal e vertical. A Sociedade de Educação

Superior Guairacá compromete-se com a formação do cidadão participativo, crítico, criativo, responsável e solidário com seus semelhantes.

Tem contado com o apoio de pessoas dedicadas, dotadas de espírito comunitário, representando os mais diferentes segmentos da comunidade.

A Faculdade Guairacá e o Instituto Superior de Educação foram credenciados pela Portaria Ministerial nº. 183 de 19 de janeiro de 2005 e na mesma data ocorreram à autorização de funcionamento dos cursos de Educação Física – Bacharelado e Educação Física – Licenciatura pela Portaria nº. 184/05 e Normal Superior – Magistério da Educação Infantil e Normal Superior – Magistério das Séries Iniciais no Ensino Fundamental.

Em 2006, a Instituição obteve a autorização de funcionamento do Curso de Bacharelado em Serviço Social pela Portaria do Ministério da Educação nº. 268 de 19 de julho de 2006. Neste mesmo ano, baseado na legislação em vigor, a Faculdade Guairacá solicitou a transposição do Curso Normal Superior – Magistério da Educação Infantil e Normal Superior – Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental para o Curso de Licenciatura em Pedagogia.

A solicitação foi deferida pela Portaria nº. 506 de 17 de agosto, de 2006. A partir do segundo semestre de 2006, a Faculdade Guairacá passou a ocupar novas instalações a Rua XV de novembro, 7050 – Centro. O prédio com amplas instalações permitiu a instalação de novos laboratórios, ampliação do espaço físico da biblioteca, implantação de academia pedagógica, salas de jogos e danças, quadra de esportes. Dando prosseguimento à implantação das metas estipuladas pelo Programa de Desenvolvimento Institucional já aprovado pelo ministério da Educação, a Faculdade Guairacá solicitou a implantação de novos cursos tendo sido autorizado a funcionar pela Portaria nº 891 de 13 de novembro de 2006, o Curso de Ciências Biológicas, pela Portaria nº 906 de 13 de novembro de 2006, o Curso de Enfermagem, a Portaria nº 999 de 29 de novembro de 2006 autorizou o funcionamento do Curso de Matemática , a Portaria nº1053 de 08 de dezembro de 2006 autorizou o Curso de Psicologia, em 2010 a Portaria nº12/2010 autorizou o funcionamento do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e pela Portaria nº136/2010, Tecnologia em Gastronomia.

Portanto, o Instituto Superior de Educação e a Faculdade Guairacá vêm para complementar o leque da educação superior que, nos últimos anos, instalou-se na cidade de Guarapuava. Pretende, dessa forma, confirmar a longa tradição histórica de Guarapuava que vem, desde o século XIX colocando-se como pólo político, econômico, social e educacional de uma grande extensão da região central do Paraná.

Diante deste histórico a SESG – Sociedade de Educação Superior Guairacá Ltda, preocupada com a formação de um cidadão autônomo e crítico, que possa atuar no mundo moderno e globalizado, resolveu ampliar a sua atuação na educação, no nível Fundamental e Médio, e assim surge, o Colégio Guairacá.

O Regimento Escolar do Colégio Guairacá – Ensino Fundamental e Médio teve sua aprovação no dia 14 de outubro de 2008, pelo parecer nº 018/08, entrando em vigor no ano de 2009.

Com o lema: Aprender para crescer, o Colégio iniciou suas atividades em 2009, com 86 alunos matriculados, em período integral, distribuídos entre as turmas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e 1º a 3º do Ensino Médio, em três anos de funcionamento dobrou o número de alunos matriculados, deixando claro o resultado positivo que o Colégio Guairacá está obtendo em sua caminhada. O Colégio, em 2012, ofertou a sua 1º turma de 6º ano, dando início a implantação sucessiva do Ensino Fundamental de 9 anos, do 6º ao 9º ano.

O colégio prima por uma educação integral de qualidade, aliando a teoria e a prática em laboratórios e salas especiais, além de saídas de campos, pesquisa, projetos, e apoio ao esporte, garantindo a unidade indispensável para o processo de aprendizagem. Hoje em seu sétimo ano de caminhada, conta com 207alunos, divididos nas sete turmas ofertadas, o que evidencia o quão positivo está sendo o resultado deste processo.

O corpo docente do Colégio Guairacá é composto 16 professores com formação específica na área de atuação, conforme o previsto na legislação em vigor e com experiência de atuação nos vários níveis de ensino. Destes professores cinco são mestres, dois estão em curso de mestrado e os demais já possuem especialização ou estão cursando.

A equipe pedagógica é composta por uma pedagoga, Mestre em Educação, com experiência profissional na área da docência na rede pública e privada de ensino e uma psicóloga, com especialização na área de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Professores e Funcionários

Em relação aos funcionários a Instituição conta com toda a infraestrutura operacional já utilizada pela Faculdade Guairacá, mais uma Secretária, dois Auxiliares de Informática, dois inspetores e três estagiários, dois na área de educação física e recreação e um na área de análise de sistemas, auxiliar da disciplina de robótica. A secretaria e a biblioteca contam com informatização. Todos os laboratórios, inclusive a Sala 3D possuem laboratoristas com experiência o que permite aos docentes a sua utilização de forma eficiente e eficaz.

Desta forma, o Colégio conta com uma equipe de especialistas, docentes e funcionários com experiência e qualificação o que permite que os padrões de excelência já exigidos pela instituição sejam mantidos.