Fale Conosco
Colégio Guairacá - Aprender para Crescer
Romeu e Julieta: clássico da literatura apresentado pelo Colégio Guairacá encanta plateia
Romeu e Julieta: clássico da literatura apresentado pelo Colégio Guairacá encanta plateia
Imprimir
27/11/2019

Romance, emoção, diversão e muito talento marcaram a XI edição do Festival de Talentos do Colégio Guairacá (FETAG). Este ano, a instituição apresentou Romeu e Julieta, um dos maiores clássicos da literatura mundial e uma das obras mais emblemáticas de William Shakespeare, escrita entre os anos de 1591 e 1595.

A história retrata o conflito entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente. A partir de então, vivem um amor proibido e idealizado, condenado pela família de ambos.

A professora Cynthia Prychibeliski coordenou o espetáculo. “Há cerca de quatro meses demos início ao festival, com a aprovação de tema, adaptação de roteiro, escolha das músicas, criação de cenário. A proposta deste ano foi que os alunos participassem de todo o processo, então eles opinaram em tudo e se inscreveram para a função que mais se identificavam, seja na encenação ou na equipe de apoio”.

O professor Valdoni Ribeiro foi o responsável pela produção do cenário da peça. Já os alunos Rafael Sant’ana e Maria Fernanda compartilham o amor pela dança e se propuseram a preparar as coreografias que encantaram e emocionaram o público. Para a professora Cynthia, a contribuição de cada um resultou no sucesso do evento. “Esse foi um espetáculo singular. Romeu e Julieta apresenta um romance épico e, além de ampliar o repertório, também contribuiu para o crescimento de cada um. Muitos alunos tiveram que vencer obstáculos pessoais para poder participar e estar no palco. Essas pequenas conquistas individuais, o processo de amadurecimento, foi o mais legal do XI FETAG”.

Ruan Gustavo Gaspareto e Sarah Bastos Minuzzi foram os grandes protagonistas do enredo. Ruan faz teatro desde 2015 e tem no seu currículo mais de 10 espetáculos e inúmeras peças teatrais apresentadas. Mesmo tendo grande experiência nos palcos, ele afirmou se encantar e se surpreender a cada edição do FETAG. “Quando fui chamado para interpretar Romeu já foi incrível, acredito que seja o sonho da maioria dos atores fazer uma peça de William Shakespeare. Para mim foi desafiador e com certeza vai ficar marcado na minha história”.

Sarah participa do FETAG desde 2016, quando ingressou no Colégio Guairacá. Ela contou estar sempre aprendendo com cada papel. “Gosto muito desse espetáculo por conta da emoção que sempre marca os FETAGs. E esse foi um desafio divertido. Somos um time e, juntos, fizemos o festival progredir”.

Rua XV de Novembro, 7050 | 85010-000 | Guarapuava - PR | coordenacao.colegio@faculdadeguairaca.com.br | (42) 3035-0238 | Atendimento: Segunda a Sexta das 08h00 às 12h00