Colegiado de Tecnologia em Gastronomia promove 6ª edição do Festival da Cozinha Francesa

Públicado em 22/11/2016
Imprimir
foto-copia

O curso de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Guairacá realizou uma feira de degustação nessa terça-feira, 22, desta vez fazendo um tour pela culinária francesa. Esse é um evento já tradicional do 1º e 2º Período, idealizado pela professora Claudiana Ferro Kloster durante a disciplina de Língua Estrangeira Instrumental Francês, e que chegou à sua 6ª edição.

Segundo a professora Claudiana, a culinária da França compreende uma grande variedade de pratos, sendo sua gastronomia uma das maiores referências no mundo. Para o evento, cada grupo de alunos pesquisou sobre os aspectos culturais associados aos alimentos e trouxe para degustação um prato típico com uma pitada brasileira. Tourin Périgoudin, Croque Monsieur, Tarte Tatin, Blanquette de frango, Tarte Au Citron e Gigot Brayaude foram algumas das preparações da noite.

O acadêmico Sebastião Domingos Bortoloti trouxe para o festival o prato Gigot Brayaude, tradicional da região de Auvergne, e ficou bastante satisfeito com o resultado. “Esse foi o primeiro evento que minha turma esteve à frente. Nunca tínhamos ouvido falar desse prato, estávamos preocupados se iria ficar muito carregado, mas pelo contrário, seguimos à risca a receita, não foi difícil de preparar e ficou bem suave”. Sebastião também aproveitou a ocasião para experimentar os demais pratos do evento e foi só elogios. “A turma toda se sobressaiu. Cada grupo fez sua preparação, mas não imaginava que ia atingir o paladar que atingiu. Ficamos impressionados com o nosso próprio prato e dos outros também”.

Outro prato da culinária francesa que chamou bastante atenção dos visitantes foi o Croque Monsieur, preparado pela acadêmica Izabel Camargo de Lima e seus colegas. Ela contou que todo o trabalho da disciplina foi uma grande novidade, desde a região pesquisada, que foi a Île-de-France, até o prato escolhido. “Escolhemos o Croque Monsieur pelo fato de ser o mais adaptável à nossa realidade, e foi surpreendente. Por ser um prato mais simples não esperávamos ouvir tantos elogios, inclusive de uma pessoa que já foi para Paris, que já experimentou essa preparação e disse estar bem parecido”. Izabel também parabenizou a turma pelo resultado final. “Todos estão de parabéns, acredito que a professora Claudiana acertou em cheio em propor esse evento”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*