Envelhecimento saudável

Públicado em 27/11/2017
Imprimir
???????????????

É do senso comum que com o passar do tempo as pessoas alcançam a melhor idade e com ela encontram diversos problemas e dificuldades para levar uma vida saudável e com qualidade de vida. Dessa forma, destacaremos aqui uma doença que atinge muitas pessoas da terceira idade: trata-se da Sarcopenia, basicamente relacionada à perda de massa muscular, tendo como consequência a diminuição dela.

Essa doença faz parte do processo de envelhecimento o qual consiste em um declínio de todas as estruturas e funções fisiológicas que são predeterminas pelo nosso relógio biológico, contudo, existem diversos fatores que estão ligados à Sarcopenia dos quais podemos citar: a falta de exercícios físicos, o déficit proteico alimentar, erros do metabolismo, doenças imunológicas, entre outros.

A Sarcopenia causa grande fragilidade e influencia diretamente no dia a dia dos idosos, pois a perda da massa muscular altera a capacidade de realizar tarefas do seu cotidiano. Os portadores dessa doença têm também uma grande perda de equilíbrio, o que ocasiona diversas quedas, outro problema que anda lado a lado dos idosos, e também, explica o grande número que sofrem fraturas.

Sendo assim, enfatizamos alguns sinais que podem indicar a Sarcopenia como, por exemplo: quedas frequentes, pacientes pós-hospitalização, perda progressiva e generalizada de massa muscular e perda da força muscular esquelética.

Tentar prevenir a Sarcopenia é uma possibilidade existente. Ela pode ser feita por meio de uma boa alimentação, uma suplementação alimentar baseada em suplementos vitaminados, associados a atividades físicas semanais e prescrição de exercícios adequados conforme seu biotipo, sua dinâmica muscular, seu quadro nutricional, entre outros fatores. Uma boa qualidade de vida e saudável é a melhor forma de prevenção da Sarcopenia na melhor idade.

A Sarcopenia está diretamente ligada à fragilidade dos idosos, pois, um idoso frágil é um indivíduo que sofreu declínio funcional em função de alguma doença ou do próprio processo de envelhecimento. Esses idosos são extremamente frágeis e apresentam várias demandas em relação à saúde. A questão de identificação, avaliação e tratamento nesses casos são de grande importância. A fragilidade apresenta grande risco de mortalidade. Além do número de quedas e internações frequentes, ocasiona grandes problemas como imobilidade e depressão. Os sintomas mais frequentes são perda de peso, fraqueza, anorexia, inatividade, desnutrição e marcha alterada.

As formas de tratamento consistem em tratar as causas e fatores associados, tratar a dor, estimular a capacidade, fazer exercícios de equilíbrio e resistência, suporte nutricional e também social. Os pacientes com algum desses problemas necessitam de grande atenção e suporte para que possam manter o quadro estável.

Portanto, ressaltamos a necessidade e a importância de uma vida saudável e ativa para que algumas doenças como a Sarcopenia possa ser evitada ou pelo menos ter seus malefícios diminuídos, pois os portadores dela passam por diversos transtornos e precisam dos cuidados necessários que possam melhorar essa situação e para que de fato possam realmente viver bem.

 

 

Essa matéria é produto da disciplina de Reabilitação Motora, ofertada no curso de Educação Física Bacharelado 8º Período na Faculdade Guairacá, realizada pela acadêmica Aline Bevervanzo dos Santos sob responsabilidade da professora Hilana Rickli Fiuza Martins, como parte da difusão de conhecimento para a comunidade. Projeto Integrador Reabilitação Motora.

 

Referências

DIREITOS HUMANOS: dialogando com a diversidade. V Siepe: semana de integração ensino, pesquisa e extensão.  Unicentro, 2017.

 

0 Comentários

Envelhecimento saudável