O futuro da tecnologia: aonde vamos? por Regiane Orlovski

Públicado em 25/08/2017
Imprimir
foto_regiane

Já ouviu o termo Internet das Coisas ou, em inglês, Internet of Things (IoT)? Se ainda não, prepare-se que certamente ouvirá e utilizará dessa tecnologia. Evans (2011) aponta que a IoT mudará tudo, inclusive nós mesmos, pois os objetos do nosso dia a dia estarão conectados à internet e se comunicarão mutuamente.

Analisemos a quantidade de objetos que temos em casa, em nosso trabalho ou de uso pessoal, os quais conectamos e navegamos na internet, como smartphones, tablets e computadores,  ou ainda, equipamentos desenvolvidos para uma atividade específica, ou seja,  smart TV ou câmera de segurança on-line. Agora, imagine um cenário em que além da sua TV, vários objetos da sua casa se conectam à internet como geladeira, máquina de lavar, forno de micro-ondas, termostato, alarme de incêndio, sistema de som, lâmpadas, entre outros (Venâncio, 2017).

A proposta é criar objetos que conectados à internet possam tomar decisões. Cita-se Silva (2016): ao fim de um dia de trabalho você está dirigindo para casa tranquilo, um sinal na tela do seu veículo informa que você deve passar no supermercado no caminho e comprar mais leite. O aviso foi enviado pela central de gerenciamento da sua casa, que integrada à sua geladeira, já sabe o que você precisa comprar. Essa central está ligada ao GPS do seu carro, que localiza um supermercado no trajeto do seu trabalho para casa. Após fazer as compras você se aproxima do caixa, saca seu celular e efetua o pagamento por meio de um aplicativo que substitui sua carteira.

Hoje milhões de dispositivos já estão conectados à internet com sensores, desafiando o conceito de computador. Assim, softwares e sensores estão controlando cada vez mais o que era feito apenas por seres humanos, com mais eficácia, conveniência e a custos reduzidos. Se hoje esse conceito já avança a passos largos, como será o futuro da IoT? (GORA, 2016).

O que se espera do futuro é uma revolução. Nesse aspecto, profissionais de todas as áreas precisam estar preparados para as mudanças que brevemente estarão acontecendo e vão evoluir cada vez mais.

 

Regiane Orlovski
Graduada em Sistemas de Informação pela Faculdade Educacional de Ponta Grossa
Especialista em Desenvolvimento Web pelo Instituto Doll Tecnologia e Educação
Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

0 Comentários

O futuro da tecnologia: aonde vamos? por Regiane Orlovski