GRADUAÇÃO

Ciências Biológicas

 

VESTIBULAR

 

depoimento-ciencias-biologicas

Drielle Strugal, egressa de Ciências Biológicas

“Tenho um enorme carinho e respeito pelos professores da Faculdade Guairacá, eles sempre me apoiaram muito para conquistar a tão sonhada vaga no Mestrado. A instituição abriu caminhos para que eu pudesse alcançar o sucesso profissional e, hoje, faço parte desta equipe de grande qualidade e competência. Atualmente sou mestranda, faço parte do Colegiado de Ciências Biológicas e sou professora de Ciências do Colégio Guairacá”.

 

 

1) Por que devo escolher o curso de Ciências Biológicas?

Essa pode ser definida como uma carreira científica, própria a quem deseja investigar e descobrir novas evidências e fatos que regem a vida na Terra em todas as suas facetas. Você tem este espírito investigativo? Então o curso foi feito para você!

O profissional da área ainda tem sensibilidade social, uma preocupação com o equilíbrio ambiental e utiliza seu conhecimento para contribuir na solução de problemas socioambientais da comunidade onde está inserido.

2) Quais os diferenciais que o curso na Guairacá me oferece?

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319Fazer Ciências Biológicas na Guairacá é ter a certeza de que você terá uma formação sólida e dinâmica para se tornar um profissional completo e diferenciado! Isso porque aqui você se forma com o currículo carimbado pelo MEC, por ter estudado em um dos melhores cursos do país (avaliado com nota 4 em uma escala de 1 a 5)!

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319Você tem à disposição uma biblioteca com acervo bibliográfico atualizado e acesso a diversos periódicos da área. Pode contar ainda com ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão, dentre dispositivos de interação e softwares educacionais em três dimensões (3D).

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319Aqui a preparação vai muito além do curso! Você pode contar com o Programa de Monitoria e Estágio Pedagógico Voluntário, para articular teoria e prática e, ainda, conhecer a realidade em sala de aula. Pode também participar de projetos de pesquisa remunerados, como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que o prepara para o mercado de trabalho.

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319

A Guairacá ainda possui parcerias com a Unicentro, Polícia Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente e Recitec, possibilitando o desenvolvimento de inúmeros projetos de extensão, além de estágio aos estudantes do curso.

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319Durante os 3 anos de graduação, você terá contato com uma série de viagens pedagógicas e aulas de campo, através do projeto “Por Onde Andei”. Além de pontos de relevância cultural, pedagógica e turística, as viagens contemplam locais de interesse ambiental, como unidades de conservação e projetos de sustentabilidade. Dá só uma olhada em alguns desses passeios:

3) Como será meu ambiente e dinâmica de estudos?

Nesses 3 anos, você participará de muitas aulas práticas. Durante as aulas zoologia, por exemplo, conhecerá diferentes espécies animais, algumas até que jamais imaginou existir. Aprenderá ainda as técnicas de taxidermia e técnicas para coleção dos principais grupos de insetos, montando, etiquetando e preservando-os para fins de estudo.

Estudar sobre genética não é tarefa das mais fáceis, mas depois de aprender como é feito um exame de DNA, sobre cruzamento de grupos sanguíneos e sobre as características físicas e doenças genéticas, irá ter certeza de que escolheu a profissão certa.

4) Como está o mercado de trabalho nessa área?

Você sabia que a biologia está entre as principais profissões do milênio? Que são inúmeras opções de trabalho para o profissional? Isso mesmo!

Os biólogos têm mais de 30 atividades profissionais regulamentadas pelo Ministério do Trabalho. E mais: são os profissionais que mais contribuem para o desenvolvimento econômico e sustentável da agropecuária no Brasil!

Depois de formado, além da docência, você também pode atuar no gerenciamento de resíduos, como pesquisador em instituições de ensino superior, no desenvolvimento de projetos de proteção ambiental, laboratórios de análises, órgãos públicos de vigilância sanitária, licenciamento e perícias ambientais, demarcação, conservação e restauração de reservas legais e áreas de proteção permanente. Outra possibilidade é atuar na pesquisa científica em instituições públicas ou privadas nas áreas de genética, ciências morfológicas, botânica, zoologia, ecologia, microbiologia, entre outras. Zoológicos e parques ecológicos também são ótimas opções!

5) Qual a duração do curso?

O curso na Guairacá possui duração de 4 anos e é oferecido no período noturno.

6) Tenho alguma opção para facilitar a minha entrada na faculdade?

Contamos com alguns programas que podem te dar uma boa ajudinha! O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de 50% e 100% para jovens que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) funciona como um empréstimo, com financiamentos de até 100% do valor total do curso a juros baixíssimos. Oferecemos ainda mais três modalidades de crédito estudantil vinculados ao Programa de Responsabilidade Social Guairacá e através de parcerias com instituições financeiras (clique aqui e saiba mais)Ser um aluno Guairacá só depende de você!

 

Mercado de trabalho

A Biologia é reconhecida hoje como a profissão do futuro e, por isso, oferece inúmeras opções de trabalho relacionadas às áreas de saúde, engenharia genética, microbiologia, agronomia, meio ambiente e magistério superior. Com tantas opções, o profissional formado em Licenciatura em Ciências Biológicas, além de atuar em escolas de ensino fundamental e médio, poderá atuar em laboratórios de análises clínicas, institutos de pesquisa, unidades de conservação, prefeituras, projetos ecológicos e de saneamento, estações de tratamento de água e esgoto, indústrias de produção de alimentos e de processamento de produtos de origem vegetal e/ou animal. Poderá, ainda, atuar como pesquisador nas áreas de genética, ciências morfológicas, botânica, zoologia, ecologia, microbiologia, entre outras.

Perfil Profissional

O licenciado em Ciências Biológicas deverá ser um profissional atuante na sociedade em que vive e comprometido com o indivíduo no processo de formação do cidadão.

Toda atividade do Licenciado em Ciências Biológicas deverá sempre consagrar respeito à vida, em todas suas formas e manifestações, e à qualidade do meio ambiente. O profissional deverá desempenhar suas atividades com o permanente compromisso com a geração, a aplicação, a transferência, a divulgação e o aprimoramento de seus conhecimentos na área, com o intuito de desenvolver seu campo de atuação, bem como a defesa do bem comum, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em todas suas manifestações.


Elisangela2Prof. Ms. Elisângela de Souza Lima

Graduação em Ciências Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Complementação em Biologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Graduação em Química Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Currículo Lattes

E-mail para contato: elisangela@faculdadeguairaca.com.br


Investimento

Insira seu nome e e-mail para visualizar as informações de investimento em Ciências Biológicas.

Bianca Raquel Garcia Pereira
Currículo Lattes

Carolini Rosa Ryzy
Currículo Lattes

Cristiane Aparecida Kiel
Currículo Lattes

Daiane Finger
Currículo Lattes

Drielle Strugal
Currículo Lattes

Elizângela de Souza Lima
Currículo Lattes

Jair Kultz Junior
Currículo Lattes

Joelmir Augustinho Mazon
Currículo Lattes

Kelly Cristina Nogueira Soares
Currículo Lattes

Luciana Zago da Silva
Currículo Lattes

Matheus Felipe Viante
Currículo Lattes

Talita Cristina Moreira Moraes Carraro
Currículo Lattes

Vanessa Falchetti Lopes
Currículo Lattes

Tem interesse em cursar Ciências Biológicas? Deixe seus dados abaixo que vamos entrar em contato!