GRADUAÇÃO

Pedagogia

 

VESTIBULAR

 

1) Por que devo escolher o curso de Pedagogia?

O saber pode transformar a vida das pessoas e a Pedagogia tem papel fundamental nesse processo. Ela é a base para qualquer futuro profissional. Se você gosta de ensinar e tem interesse pela formação das pessoas, de todas as idades, saiba que escolheu o curso certo e a faculdade certa, porque na Guairacá educação é coisa séria!

 2) Quais os diferenciais que o curso na Guairacá vai me oferecer?

Pedagogiavariedade-de-icones-das-setas_23-2147512319O curso de Pedagogia foi um dos primeiros ofertados pela instituição e já são mais de 10 anos dedicados à formação de educadores, atestando a sua tradição e credibilidade!

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319

Ele vem sendo reconhecido e estrelado pelo Guia Estudante da Editora Abril como destaque em qualidade por vários anos consecutivos!

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319Aqui você pode contar com toda uma infraestrutura, que conta com salas de aula, brinquedoteca, laboratórios de práticas pedagógicas, informática, ciências e matemática.

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319Além do mais, durante os 4 anos de graduação você terá contato com uma série de viagens pedagógicas. As atividades fazem parte do projeto “Turismo Pedagógico”, proporcionando um enriquecimento de experiências, baseado no saber e na vivência das diversas culturas presentes em nosso país. Durante o projeto, já foram feitas viagens para São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Bahia, Minas Gerais, entre outros. Dá só uma olhada em alguns desses passeios:

 3) Como será meu ambiente de estudo?

No curso de Pedagogia da Guairacá você é incentivado em atividades extracurriculares que enriquecem sua formação  acadêmica. Por esse motivo, desde o primeiro período poderá participar de vários projetos de ação comunitária, buscando uma formação mais humana, ética, solidária e democrática.

Debates sobre atualidades, literatura, arte e cultura, noções de meio ambiente e sustentabilidade, pesquisa e ampliação de conhecimentos para a utilização dos recursos tecnológicos também farão parte do seu ambiente de estudos! Bem como feiras de ciências, oficinas e exposições de materiais pedagógicos, além de eventos que propiciam um maior contato com a profissão que escolheu.

4) Como está o mercado de trabalho nessa área?

Pesquisas mostram que o mercado de trabalho nessa área oferece cada vez mais oportunidades! De acordo com o boletim do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) “Radar: Perspectivas profissionais – nível técnico e superior”, divulgado em 2013, os profissionais na área de educação e formação de professores  têm uma taxa de ocupação de 94,13%.

O campo de atuação do profissional é muito mais amplo do que se possa imaginar! Além de atuar na docência, você poderá trabalhar também em ONGs, museus, brinquedotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer outro espaço que tenha algum tipo de educação envolvida.

Deu para perceber que as oportunidades nessa área não faltam, não é mesmo? Prova disso também é o número expressivo de alunos que iniciam um estágio ou conseguem uma vaga de emprego antes mesmo de completar o primeiro ano do curso de Pedagogia na Guairacá!

5) Qual a duração do curso?

O curso na Guairacá possui duração de 4 anos e é oferecido no período noturno.

6) Tenho alguma opção para facilitar?

Contamos com alguns programas que podem te dar uma boa ajudinha! O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de 50% e 100% para jovens que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) funciona como um empréstimo, com financiamentos de até 100% do valor total do curso a juros baixíssimos. Oferecemos ainda mais três modalidades de crédito estudantil vinculados ao Programa de Responsabilidade Social Guairacá e através de parcerias com instituições financeiras (clique aqui e saiba mais)Ser um aluno Guairacá só depende de você!

 

 

Mercado de trabalho

Além de lecionar e atuar na administração escolar, o pedagogo está capacitado para trabalhar em órgãos do governo, estabelecendo e fiscalizando a legislação; na inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares ou na educação à distância. A formação continuada é um campo que tem crescido muito nos últimos anos, por isso, uma alternativa é trabalhar em organizações não-governamentais voltadas a esse segmento.

Uma área bastante estável é a de treinamento de recursos humanos: empresas públicas, privadas e ONGs têm chamado pedagogos para trabalhar na capacitação de funcionários. A rede hospitalar, na qual já é obrigatória a existência de brinquedotecas, é outra grande recrutadora de pedagogos. Esses especialistas são chamados para desenvolver atividades que proporcionem o bem-estar de crianças doentes, além de atuar como arte-educadores, ou seja, utilizando técnicas artísticas, como colagens e esculturas, no ensino.

Perfil Profissional

Profissional capaz de investigar, refletir, gerar conhecimento e ensinar tanto no âmbito escolar como em espaços não-escolares. O profissional deve possuir domínios de instrumentos, métodos e técnicas necessários para o bom desempenho de sua profissão; manter-se informado, estimular o espírito crítico e criativo, contribuir na tarefa de democratizar o acesso aos conhecimentos e atuar em projetos educativos de inclusão social.


Rita2Prof. Ms. Rita de Cássia Luiz da Rocha

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Currículo Lattes

 

E-mail para contato: ritaluiz@faculdadeguairaca.com.br


Investimento

Insira seu nome e e-mail para visualizar as informações de investimento em Pedagogia.

Bianca Raquel Garcia Pereira
Currículo Lattes

Carla Maria de Schipper
Currículo Lattes

Carla Sant’ana de Oliveira
Currículo Lattes

Claudinéia Schinemann
Currículo Lattes

Daiane Grando
Currículo Lattes

Daiane Finger Ferreira
Currículo Lattes

Dayane Santos Silva Dalmaz
Currículo Lattes

Denise Cristina Holzer
Currículo Lattes

Diego da Luz Nascimento
Currículo Lattes

Dirlei Cherne da Cruz Ilivinski
Currículo Lattes

Elizabeth Macedo Fagundes
Currículo Lattes

José Aramis
Currículo Lattes

Leandro Tafuri
Currículo Lattes

Lucia Virginia Mamcasz Viginheski
Currículo Lattes

Lucinéia Moreira de Souza
Currículo Lattes

Marilene Kaspchak
Currículo Lattes

Rita de Cássia Luiz da Rocha
Currículo Lattes

Sirlei da Silva Fontoura
Currículo Lattes

Wilian Junior Bonete
Currículo Lattes

 

 

Tem interesse em cursar Pedagogia? Deixe seus dados abaixo que vamos entrar em contato!