GRADUAÇÃO

Serviço Social

 

VESTIBULAR

 

etieneEtiene Rabel Corso, egressa de Serviço Social

Durante os anos de vida universitária pude observar a dedicação da instituição e dos professores, sempre em busca de nos oferecer uma educação de qualidade e estrutura condizente com as nossas necessidades. Sempre fui muito bem acolhida pela instituição, tanto durante a graduação, como depois, como egressa. 

A formação que obtive cursando Serviço Social na Faculdade Guairacá abriu-me diversos horizontes. O enriquecimento intelectual que o curso me trouxe, formou em mim um olhar crítico, questionador e conclusivo da realidade social, me oportunizando a realização profissional tão sonhada. Tenho muito orgulho de ser egressa de Serviço Social da Faculdade Guairacá!”

 

1) Por que devo escolher o curso de Serviço Social?

Porque a profissão de Serviço Social é compromissada com a ética na luta pela garantia dos direitos sociais, viabilizando o acesso da população a políticas sociais (tanto públicas como da iniciativa privada) nas áreas da saúde, da educação, da previdência social, da assistência social, do sócio jurídico, entre outras.

O assistente social planeja, executa e implementa projetos que visam o acesso da população à cidadania, por isso, os campos de trabalho são muitos e diversos.  A formação em Serviço Social é multidisciplinar, o que amplia a visão e o entendimento da realidade na qual o profissional atua. Esse aspecto multiprofissional é de suma importância na atualidade!

Quer fazer a diferença nesse meio? Então está mais do que na hora de fazer o curso de Serviço Social na Guairacá!

2) Quais os diferenciais que o curso na Guairacá me oferece?

Serviço Social - Cópia

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319O curso foi reconhecido e estrelado pelo Guia Estudante da Editora Abril como destaque em qualidade!

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319Aqui você pode contar com todo o suporte das Clínicas Integradas Guairacá (considerada pela Unimed a melhor clínica de Guarapuava em 2015), um campo privilegiado para realização de estágios e atividades integradas com outros cursos da saúde.

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319

O curso conta com diversos campos de estágio supervisionado, tanto na cidade de Guarapuava como na região. Semestralmente são abertos novos campos, o que possibilita uma maior proximidade da formação profissional com a realidade da profissão.

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319Além de tudo isso, o curso tem seu diferencial na variedade curricular e nos espaços privilegiados para o debate, a reflexão, a orientação e a aprendizagem da intervenção quanto ao papel do profissional na sociedade contemporânea, permeada pelos fenômenos decorrentes da desigualdade social, seus dilemas e perspectivas.

3) Como será meu ambiente e dinâmica de estudos?

Desde o primeiro período você participará de palestras sobre questões ligadas à profissão, como os novos campos de atuação, os locais de trabalho, os avanços, os desafios e possibilidades da profissão. A atividade faz parte de um projeto desenvolvido como estratégia de fortalecimento da formação, buscando garantir a você uma maior qualificação.

Aqui na Guairacá, o processo de formação envolve ainda um acompanhamento bastante próximo dos profissionais supervisores dos campos de estágio.

Durante os 4 anos de graduação você poderá participar ainda de projetos de extensão,  pesquisas, campanhas, semanas de estudo, dentre outras atividades de cunho social. Palestras educativas, cursos, seminários, simpósios e congressos de temas científicos e multidisciplinares também farão parte da sua rotina de estudos!

4) Como está o mercado de trabalho nessa área?

O mercado de trabalho para os assistentes sociais tem crescido significativamente! Na área pública são diversos concursos públicos realizados anualmente. Na área privada, as empresas têm buscado cada dia mais esse profissional, pois devido à sua formação, ele tem condições de trabalhar com os colaboradores em diversos setores (ex: recursos humanos, responsabilidade sócia empresarial, etc).

Outro fator de valorização da categoria foi a aprovação da jornada de trabalho de 30 horas semanais (Lei Federal nº 12.317 de 26 de agosto de 2010).

Está em dúvida sobre faixa salarial? O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) estipula uma tabela referencial de honorários

5) Qual a duração do curso?

O curso na Guairacá possui duração de 4 anos (8 semestres) e é ofertado no período noturno.

6) Tenho alguma opção para facilitar a minha entrada na faculdade?

Contamos com alguns programas que podem te dar uma boa ajudinha! O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de 50% e 100% para jovens que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) funciona como um empréstimo, com financiamentos de até 100% do valor total do curso a juros baixíssimos. Oferecemos ainda mais três modalidades de crédito estudantil vinculados ao Programa de Responsabilidade Social Guairacá e através de parcerias com instituições financeiras (clique aqui e saiba mais)Ser um aluno Guairacá só depende de você!

 

Mercado de trabalho

O profissional graduado em Serviço Social pela Faculdade Guairacá atuará nas expressões da Questão Social por meio da articulação das dimensões teórico-metodológico, ético-política e técnico-operativa. Ele deverá estar capacitado para compreender a realidade social e elaborar alternativas próprias e coerentes com a relação entre forças e sujeitos sociais implicados na dinâmica social mais geral e particular. Além disso, precisa ser comprometido com a formação intelectual permanente e os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.

O profissional deve estar preparado para atuar numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar, pois o Assistente Social atua em equipes compostas por profissionais de diversas áreas. A partir de uma visão totalizadora do homem como ser social, o perfil assumido é o de um profissional com consciência crítica, questionadora e propositiva diante das demandas sociais.

Como o sistema capitalista tem expandido a sua exploração, as consequências dessa exploração podem ser percebidas em todo o mundo. Portanto, o mercado de trabalho para o Assistente Social tem crescido em todos os países. Os espaços ocupados pelos profissionais têm sido os mais diversos, como:

- Espaço Estatal: Políticas Públicas (Educação; Habitação; Saúde; Trabalho e Renda; Previdência Social; Assistência Social; Jurídico Social, Meio Ambiente; etc.) e seus respectivos Conselhos de Direitos;

- Espaço Empresarial (Empresas; Consultoria e Assessoria);

- Espaço Sociedade Civil: Organizações Não-Governamentais e Movimentos Populares e/ou Sociais).

Nesses espaços, os profissionais prestam serviços sociais aos trabalhadores distribuídos nos mais variados segmentos populacionais, como: pessoas em situação de violência; desempregadas; em situação de vulnerabilidade social; em situação de pobreza; vítimas de desastres ambientais; encarceradas; em situação de abandono; com vínculos familiares e comunitários fragilizados ou rompidos; com deficiência; idosas; em situação de exclusão social; discriminações por questões étnico raciais, orientação sexual e tantos outros.

 

Perfil Profissional

O Assistente Social será capacitado para o exercício profissional no âmbito da gestão, do planejamento, da prestação de serviços, do gerenciamento e da implementação de programas, projetos e serviços sociais nas áreas acima mencionadas. O profissional é formado na graduação de Serviço Social para aprimorar ou desenvolver o seguinte perfil:

- crítico;

- investigativo e propositivo;

- ético e político;

- comprometido com a própria formação permanente;

- capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares e multidisciplinares;

- habilidade para produzir conhecimentos acerca da realidade onde atua; entre outros.

foto_Silvana1Profª Silvana Carneiro da Silva

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Guairacá

Especialista em Seguridade Social pela Faculdade Guairacá

Especialista em Regulação do SUS pelo Hospital Sírio-Libanês

Currículo Lattes

E-mail para contato: coordenacaoss@faculdadeguairaca.com.br

 

 


Investimento

Insira seu nome e e-mail para visualizar as informações de investimento em Serviço Social.

 

Carlos Eduardo da Silva Faria
Currículo Lattes

Diego da Luz Nascimento Tecchio
Currículo Lattes

Marcelo Zadra
Currículo Lattes

Silvana Carneiro da Silva
Currículo Lattes

Wilian Junior Bonete
Currículo Lattes

 

 

Tem interesse em cursar Serviço Social? Deixe seus dados abaixo que vamos entrar em contato!