GRADUAÇÃO

Gastronomia

 

INSCREVA-SE   EDITAL   MANUAL DO CANDIDATO

 

Luiz

Luiz Carlos Carneiro, egresso de Tecnologia em Gastronomia

“Após 20 anos fora das salas de aula, com 49 anos, retornei para realizar um grande sonho, de ter uma formação acadêmica em meu currículo. Na Faculdade Guairacá encontrei o curso de Tecnologia em Gastronomia do qual falo com muito orgulho. Hoje continuo estudando na instituição, faço Especialização em Gastronomia, curso muito importante, pois complementa a graduação e atualiza o profissional com excelência, garantindo uma melhor atuação no mercado e uma grande satisfação para a vida”.

 

 

DiegoDiego Bassara Fogaça, egresso de Tecnologia em Gastronomia

“Sou aluno da Faculdade Guairacá desde a graduação. Atualmente curso a Especialização em Gastronomia na mesma instituição, não apenas pela abrangente grade curricular, que por si só já seria motivo suficiente para justificar minha escolha, mas também por ter a total confiança na qualidade de ensino, no comprometimento com a formação e o aprimoramento profissional e humano que nos é ofertado. Estou plenamente satisfeito em contar com o apoio de todos os envolvidos em mais essa importante etapa da minha formação acadêmica”.

 

1) Por que devo escolher o curso de Gastronomia?

Gosta de ficar entre colheres, panelas e temperos? Já pensou em abrir um negócio próprio, ser um chef de cozinha ou um nome reconhecido no cenário gastronômico? Uma boa chance de colocar em prática seus dotes culinários, aprender com os mestres e desenvolver seu conhecimento é investir na carreira. Para isso, o curso superior em Tecnologia em Gastronomia é o ideal para você!

2) Quais os diferenciais que o curso na Guairacá me oferece?

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319O curso superior de Tecnologia em Gastronomia da Guairacá é pioneiro na região e foi reconhecido pelo MEC com excelente conceito (nota 4 em uma escala de 1 a 5), destacando-se como um dos melhores do país. Isso porque o comprometimento com um ensino de qualidade é nossa receita de sucesso!

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319Oferecemos uma estrutura de altíssimo padrão, que tem contribuído na formação dos nossos acadêmicos. Na Cozinha Escola, você poderá ter o conhecimento teórico e habilidades práticas, simulando com precisão o ambiente e rotina de um profissional da área. E não para por aí, não!

variedade-de-icones-das-setas_23-2147512319A cada etapa concluída, você ganha um certificado intermediário de capacitação em uma área específica, sendo em Auxiliar Técnico em Gastronomia e Técnico em Gastronomia. Essa iniciativa também é um dos principais diferenciais do curso, que o habilita a assinar projetos e concorrer a uma vaga de trabalho, isso antes mesmo de ter concluído a graduação!

3) Como será meu ambiente e dinâmica de estudos?

O curso possui curta duração, são apenas 2 anos de graduação. Aqui, o aprendizado é intensivo e você não perde tempo! Desde os primeiros períodos você terá contato com diversas atividades práticas na Cozinha Escola. Também irá participar de uma série de palestras com profissionais renomados na área, além de fazer visitas técnicas às instalações de empresas que são referência no ramo alimentício.

Aqui na Guairacá, os laços com a comunidade não são apenas uma experiência pontual. Nossos acadêmicos de Gastronomia são solicitados frequentemente para organizar grandes eventos no município, como almoços, jantares e confraternizações. Viagens, aulas show e festivais gastronômicos também farão parte da sua rotina de estudos, garantindo um espetáculo de sabores!

É importante saber que o profissional da área precisa ter conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas para manusear e preparar alimentos. Durante sua formação, você também aprenderá sobre gestão, segurança alimentar, processos industriais, valor nutricional e as características dos alimentos, legislação relacionada à indústria alimentícia e muito mais!

4) Como está o mercado de trabalho nessa área?

Ficou interessado e quer se jogar de cabeça no universo gastronômico? Nós temos duas notícias para você, uma boa e a outra melhor ainda: essa é uma área em plena ascensão e está precisando, e muito, de mão de obra qualificada.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), o brasileiro reserva um terço da renda mensal à alimentação em refeições fora de casa. Outra pesquisa, da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), aponta um crescimento de 10% no mercado de gastronomia  nos últimos cinco anos. E a tendência é de crescer ainda mais!

Depois de formado, você poderá atuar em diversas atividades como: restaurantes comerciais, de coletividade, de hospitais, buffets, resorts, navios, cozinhas de hoteis, confeitarias, padarias, lanchonetes, complexos de lazer, enologia, crítica gastronômica, entre muitos outros. Pode trabalhar também de forma independente, preparando cardápios, refeições e eventos nas casas dos clientes, como personal chef.

5) Qual a duração do curso?

O curso na Guairacá possui duração de 2 anos e é oferecido no período noturno.

6) Tem alguma opção para facilitar a minha entrada na faculdade?

Contamos com alguns programas que podem te dar uma boa ajudinha! O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de 50% e 100% para jovens que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) funciona como um empréstimo, com financiamentos de até 100% do valor total do curso a juros baixíssimos. Oferecemos ainda mais três modalidades de crédito estudantil vinculados ao Programa de Responsabilidade Social Guairacá e através de parcerias com instituições financeiras (clique aqui e saiba mais).  Ser um aluno Guairacá só depende de você!

 

Mercado de trabalho

O tecnólogo em Gastronomia tem condições para assumir funções operacionais, administrativas, gerenciais e de coordenação nas diferentes fases de produção de serviço de alimentação. Abrange as diversas ramificações da área alimentícia e de culinária, ampliando seu potencial como profissional. Sendo assim, o gastrônomo pode optar por atuar em diversas atividades como: restaurantes comerciais, de coletividade, de hospitais, buffets, resorts, caterings, navios, cozinhas de hotéis, confeitarias, padarias, lanchonetes, complexos de lazer, serviços de alimentação, enologia, crítica gastronômica, entre outros.

 

Perfil Profissional

O Tecnólogo em Gastronomia, oriundo do Curso Superior de Tecnologia, é o profissional de nível superior com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar com técnica e tecnologia o desenvolvimento de serviços alimentícios/culinários, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação com consciência de seu papel social.

Taiana

Prof. Ms. Taiana Priscila Verona

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Especialista em Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição com Ênfase em Gastronomia pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG)

Mestre em Saúde Familiar e Comunitária pela Universidade Nacional de Entre Rios (UNER)

Currículo Lattes

 

E-mail para contato: taiana.gastronomia@faculdadeguairaca.com.br


Investimento

Insira seu nome e e-mail para visualizar as informações de investimento em Gastronomia.

Álvaro José Argemiro da Silva
Currículo Lattes

Daiane Finger
Currículo Lattes

Daiane Leszarinski
Currículo Lattes

Fábio Pimentel Couto Baptista
Currículo Lattes

Jair Kultz Junior
Currículo Lattes

Jean Adriel Koszalka
Currículo Lattes 

Kelly Cristina Nogueira Soares
Currículo Lattes

Leandro Tafuri
Currículo Lattes

Leidh Jane Sampietro
Currículo Lattes

Lucas Ferreira Santiago
Currículo Lattes

Morgana Keiber
Currículo Lattes

Taiana Priscila Verona
Currículo Lattes

Tem interesse em cursar Gastronomia? Deixe seus dados abaixo que vamos entrar em contato!