Histórico

Futebol

FACULDADE GUAIRACÁ – SEU MOMENTO É AGORA


Criada com o objetivo de proporcionar aos estudantes e docentes o acesso a ciência e ao conhecimento, condições de desenvolvimento de suas potencialidades, e acima de tudo, responsável pela formação de pessoas comprometidas com o bem-estar social, a Faculdade Guairacá, mantida pela Sociedade de Educação Superior Guairacá Ltda. – SESG abriu suas portas no dia 19 de janeiro de 2005.

Por meio do ato autorizativo Portaria Ministerial n° 183, de 19 de janeiro de 2005, publicada em Diário Oficial da União de 21 de janeiro de 2005, a Sociedade de Educação Superior Guairacá Ltda – SESG iniciou suas atividades de oferta de Educação Superior nas instalações do Colégio Nossa Senhora de Belém, situado a Rua Senador Pinheiro Machado, n° 2.163, Centro, em Guarapuava, Paraná, tradicional instituição de Educação Básica de Guarapuava. Nesta mesma data ocorreu, também, a autorização de funcionamento dos cursos Educação Física Bacharelado e Educação Física Licenciatura pela Portaria no 184, de 19 de janeiro 2005, Normal Superior – Magistério da Educação Infantil e Normal Superior – Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, pela Portaria n° 185 de 19 de janeiro de 2005 de 2005, ambas publicadas no mesmo Diário Oficial da União de 21 de janeiro de 2005.

Tendo por princípio institucional a formação de cidadãos participativos, crítico-reflexivos, dotados de espírito comunitário, responsáveis e solidários a SESG, por meio da Faculdade Guairacá, vem atuando significativamente na qualificação de seus agentes, no aperfeiçoamento tecnológico, na ampliação de seu espaço físico e de sua infra-estrutura especial e, sobremaneira, na parceria com a comunidade com ações de responsabilidade social.

Em 2006, a Faculdade Guairacá submeteu processo avaliativo para fins de autorização de funcionamento do Curso de Bacharelado em Serviço Social, obtendo parecer favorável pela Portaria Ministerial n° 268, de 19 de junho de 2006, publicado em Diário Oficial da União em 21 de junho de 2006. Também em 2006, a Faculdade Guairacá solicitou a transposição do Curso Normal Superior – Magistério da Educação Infantil e Normal Superior – Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental para o Curso de Licenciatura em Pedagogia, aprovado pela Portaria Ministerial n° 506 de 17 de agosto de 2006, publicado em Diário Oficial da União em 18 de agosto de 2006.

Imprimindo novas condições de infra-estrutura física, a Faculdade Guairacá, a partir do segundo semestre de 2006 amplia sua condição de espaço físico deslocando-se para sede própria, na rua XV de Novembro, no 7.050 – Centro, em Guarapuava, Paraná, conforme Portaria Ministerial n° 62 de 21 de janeiro de 2008, publicada em Diário Oficial da União em 23 de janeiro de 2008. Nesta nova sede, quatro novos cursos foram autorizados em 2006, sendo, o de Ciências Biológicas, aprovado pela Portaria Ministerial n° 891 de 13 de novembro de 2006, publicado em Diário Oficial da União em 16 de novembro de 2006; o de Enfermagem, aprovado pela Portaria Ministerial n° 906 de 13 de novembro de 2006, publicado em Diário Oficial da União em 16 de novembro de 2006; o de Matemática, aprovado pela Portaria Ministerial n° 999 de 29 de novembro de 2006, publicado no Diário Oficial da União em 01 de dezembro de 2006; e, o de Psicologia, aprovado pela Portaria Ministerial n° 1.053 de 08 de dezembro de 2006, publicado no Diário Oficial da União em 11 de dezembro de 2006. Ato contínuo, em 2007, pela Portaria Ministerial n° 908 de 30 de novembro de 2007, foi aprovada a autorização de funcionamento do curso de Fisioterapia, publicado em Diário Oficial da União em 31 de outubro de 2007.

Em 2008 a Faculdade Guairacá deu início a implantação de seu Programa de Pós-Graduaçao, oferecendo os cursos de Especializaçao nas áreas de Educação Física – Treinamento Desportivo e Personalizado; e, Educação Física Escolar; Pedagogia – Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico; Psicologia – Ciências da Família.

Pela terceira vez consecutiva, fator demonstrativo de qualidade em termos de responsabilidade social, a Faculdade Guairacá, em virtude do desenvolvimento de seus Projetos e Programas Extensionistas e de Pesquisa recebeu o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2008 -2009, 2009-2010 e 2011-2012 emitido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior – ABMES.

Em 2009, a Faculdade Guairacá sediou os Jogos Universitários Paranaenses – JUP’S com a participação de 23 Instituições de Ensino Superior, oriundas de 13 municípios do Estado e com 1.500 atletas universitários participantes. Terminou os JUPS como terceira colocada geral, com destaque nas modalidade de judô (masculino e feminino), vôlei (feminino) e futsal (masculino e feminino), conquistando o primeiro lugar nas modalidades judô (feminino) e futsal (masculino). Com esta expressiva participação, representou o Estado do Paraná nos Jogos Universitários Brasileiros – JUB’S, terminando a competição em quarto lugar no futsal (masculino), e conquistando a medalha de ouro no judô feminino – categoria leve.

Entre 2008 e 2009, a gestão da Faculdade Guairacá estruturou discussão democrática e participativa de seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, tendo, ainda em 2009, finalizado seu novo PDI e, já com sucesso em sua administração. Neste novo PDI, a Faculdade Guairacá propõe novos cursos direcionados aos aspectos vocacionais regional, onde, por meio da Portaria n° 12 SETEC/MEC, de 14 de janeiro de 2010, obteve a autorização de funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

É o sonho acalentado por vários anos por educadores guarapuavanos que tinham por meta implantar uma instituição de ensino superior onde pudessem colocar a sua experiência de anos de trabalho nos vários níveis de ensino e o seu conhecimento a serviço de uma coletividade. Um trabalho feito com qualidade e eficiência direcionado a formação de professores, profissionais da educação e profissionais liberais.

Começamos pequenos para podermos estruturar nossas ações de forma planejada e organizada para que todos sejam beneficiados e assim crescermos de forma a darmos passos seguros na implantação de novos cursos que propiciem ao município de Guarapuava os conhecimentos cultural, intelectual, científico e tecnológico necessários para a implementação de novas diretrizes de crescimento econômico, social e cultural, com a que começamos pequenos para podermos estruturar nossas ações de forma planejada e organizada para que todos sejam beneficiados e assim crescermos de forma a darmos passos seguros na implantação de novos cursos que propiciem ao município de Guarapuava os conhecimentos cultural, intelectual, científico e tecnológico necessários para a implementação de novas diretrizes de crescimento econômico, social e cultural, com a qualidade que o ensino superior exige buscando construir uma sociedade mais justa e equitativa.