IV Jornada Integrada de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social

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APRESENTAÇÃO

A IV Jornada Integrada de Pedagogia, Serviço Social e Psicologia teve como tema central “Políticas Públicas e Diversidade”. O evento contou com a participação expressiva de acadêmicos e professores dos três cursos envolvidos que discutiram sobre educação do campo, constituição da subjetividade, preconceito e discriminação, educação dos povos indígenas, saúde mental, violência e ensino superior. O evento foi brindado com a participação de artistas regionais que deram leveza à aridez dos temas abordados. Entre os palestrantes houve representantes de renomadas instituições como UNICENTRO, UNESP e UEM.


OBJETIVOS

GERAL:

  • Apresentar as políticas públicas e sua relação com a diversidade no processo da educação.

ESPECÍFICOS:

  • Discutir as novas configuração das políticas públicas e a diversidade na sociedade Brasileira;
  • Abordar o tema interdisciplinaridade e sua relação com a diversidade;
  • Possibilitar espaço de discussão sobre a temática a fim de acrescentar elementos para a formação e a prática profissional;
  • Oportunizar espaço para divulgação de produções científica para acadêmicos e profissionais.

JUSTIFICATIVA

Dentre as atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino os espaços que abordam temáticas extracurricularescontribuem para a formação acadêmica. Diante disso a presente proposta de Jornada Integrada dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social tem como objetivo contribuir para o conhecimento das diversas políticas públicas e seu enfoque na questão da diversidade.
A importância da discussão das políticas públicas para os cursos da jornada é essencial à formação profissional. A graduação é campo de produção do conhecimento, que ocorre pelo recolhimento crítico da realidade em que se está, bem como das condições sociais, econômicas e culturais em que as profissões intervém. Por isso, o tema da diversidade é central para a formação de novos profissionais. A compreensão da diversidade das pessoas, e do acesso delas às políticas públicas, e fator de cidadania que ocorre pelo ingresso de segmentos sociais que foram ao largo do desenvolvimento da sociedade brasileira excluídos.
Portanto, a temática em discussão atinge diretamente o Ensino Superior, que na atualidade passou a congregar à diversidade não somente nas disciplinas como também no acesso de indivíduos à essa modalidade. Ocorre, portanto um movimento de inclusão social.


PROGRAMAÇÃO:

DATA HORÁRIO ATIVIDADES SALA
09/05/2016 19h00 Cerimônia de Abertura Auditório do Colégio Belém
09/05/2016 19h30 O Diálogo Entre Políticas Públicas e Arte
Apresentação do Mímico Everton Ferre
Lançamento do Livro
Auditório do Colégio Belém
10/05/2016 19h00 Educação de Comunidades Quilombolas (Prof. Dr. JeffersonOlivatto da Silva) Auditório do Colégio Belém
10/05/2016 20h10 A Educação do Campo (Prof. Dra. Marlene Lucia Siebert Sapelli) Auditório do Colégio Belém
11/05/2016 19h00 As Políticas de Formação Superior no Brasil (Prof. Me. Kleber Durat) Auditório do Colégio Belém
11/05/2016 20h10 A Importância do Ensino Superior para o Desenvolvimento Regional (Prof. Me. Adenilson José da Silva) Auditório do Colégio Belém
12/05/2016 19h00 Educação Indígena (Me. Paulo Caldas Ribeiro Ramon)
Saúde Mental e Educação (Ma. Natália Barzaghi)
Violência em Contextos Educativos (Ma. Mariana Lins e Silva Costa)
Auditório do Colégio Belém
13/05/2016 19h00 Atividades Especificas dos Colegiados:
– Apresentações de Trabalhos
– Projeto “Outras Cenas”
Salas de Aula e Centro Recreativo

 


COORDENAÇÃO GERAL:

  • Antonio Alexandre Pereira Junior
  • André Alves Pereira
  • Rita de Cássia Luiz da Rocha

 

COMISSÃO ORGANIZADORA:

  • Colegiado Pedagogia
  • Colegiado Psicologia
  • Colegiado de Serviço Social

 

COMISSÃO CIENTÍFICA:

  • Rita de Cássia Luiz da Rocha
  • Elizabeth Macedo Fagundes
  • Leandro Taffuri
  • Antonio Alexandre Pereira Junior
  • Wilian Bonete
  • Lucineia Moreira de Souza
  • Marilene Kaspchak

FOTOS