Metodologias ativas: acadêmicos de Fisioterapia da Guairacá participam de avaliação clínica

Públicado em 24/11/2017
Imprimir
foto_exame_clínico

Acadêmicos de todos os períodos do curso de Fisioterapia da Faculdade Guairacá participaram ao longo da última semana de uma prova clínica que avalia os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.

Durante a atividade, os estudantes tiveram 7 minutos para ler o caso clínico e, dentre seus objetivos, entraram na sala de atendimento e realizaram atividades com o paciente. Trata-se de uma metodologia ativa de ensino intitulada OSCE – Exame Clínico Objetivo Estruturado por Estações (Objective Structured Clinical Examination), muito utilizado nos novos moldes da Medicina conforme explicou o coordenador do curso, professor Luiz Alfredo Braun Ferreira. “A partir do conhecimento que eles estão desenvolvendo em cada período, são desenvolvidos casos clínicos que simulam a atitude do aluno em relação ao paciente”. Segundo o professor, essa atitude vincula conhecimento prático, clínico e teórico. “O intuito é que desde o 2º até o 10º Período o aluno seja avaliado e, mais do que isso, que ele mesmo tenha essa percepção do que precisa de atenção para um melhor atendimento ao paciente”.

Apesar no nervosismo por ser a primeira edição do evento, a acadêmica Izabella Maria Corso, do 6º Período, apontou que essa é uma forma facilitadora de aprendizado. “Foi totalmente diferente do que estávamos acostumados porque para uma prova, por exemplo, estudamos conteúdos específicos. Nessa atividade foi todo o conteúdo que aprendemos no semestre, não imaginávamos o que poderia cair”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*