Os mapas estão presentes em vários aspectos do cotidiano. Está no carro (GPS), no parque, no aeroporto ou até mesmo na rodoviária e placas de trânsito. Pensando nisso, o professor Jhonatan Dantas propôs uma atividade diferenciada para a turma do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Guairacá. “Nada melhor do que a construção de uma projeção que represente o caminho diário do aluno entre sua casa e a escola, para construção de uma projeção com todos os elementos e requisitos básicos que deve compor um mapa”. A atividade foi realizada durante a disciplina de Geografia nessa segunda-feira, 19.
Cada aluno desenhou seu percurso, ou rota, e após o desenho fez o cálculo de escala do mapa, confecção da legenda e os símbolos de orientação cartográfica. Tais elementos são essenciais na compreensão e leitura dos mapas. “O objetivo do trabalho foi avaliar a capacidade de interpretação de mapas por meio da construção de um mapa individual, identificando e incorporando os componentes essenciais em uma projeção cartográfica como: escala, legenda, rosa dos ventos entre outros”.
De acordo com o professor Jhonatan, o processo de ensino/aprendizagem foi, neste caso, impulsionado com a criação do próprio objeto estudado, e a avaliação permitiu verificar dificuldades e avanços que os alunos conquistaram ao estudar e construir o Mapa Mental. “A atividade permitiu melhorar o senso de orientação, aprimorar as técnicas de leitura cartográfica e a construir o gosto por uma Geografia Participativa”.