Fale Conosco
Colégio Guairacá - Aprender para Crescer
Feira Literária do Colégio Guairacá traz discussões importantes sobre a literatura
Feira Literária do Colégio Guairacá traz discussões importantes sobre a literatura
Imprimir
28/05/2021

Entre os dias 25 e 27 maio aconteceu a Feira Literária do Colégio Guairacá. O tema este ano foi “Conversas literárias em rede”. Em virtude da pandemia, a tradicional feira que acontecia nas dependências do colégio teve que se reestruturar para o ambiente virtual, fato que proporcionou uma conversa com autores e profissionais da área da literatura de outras cidades. O evento foi organizado pelos professores Ana Carolina de Godoy e Leandro Tafuri.

Um exemplo disso foi o autor Breno Fernandes, que conversou com o 6° e com o 9° ano do ensino fundamental sobre sua carreira literária e sobre os livros “O mistério da casa da colina” e “Os fanzineiros”. Breno contou sobre como foi publicar sua primeira obra e as inspirações para a construção de personagens.

Por sua vez, o 7° ano conversou com Bruno Rodrigues, editor da FTD, que contou aos alunos como funciona o processo de edição de livros literários, além de sua própria experiência como escritor. O 8° ano teve uma conversa descontraída com a escritora Ieda de Oliveira, autora do livro “As cores da escravidão”, que contou como aconteceu a realização dessa obra.

Já o ensino médio teve as palestras da professora Níncia Cecilia Ribas Borges Teixeira e Saulo Gomes Thimóteo. Ela falou sobre a poesia da escritora Conceição Evaristo e ele sobre a relação existente entre a literatura e outras áreas do conhecimento, como filosofia, ciências e matemática. “A Feira Literária deste ano proporcionou aos alunos uma experiência única, pois possibilitou discussões importantes sobre a literatura, evidenciando seu caráter interdisciplinar. Além disso, trouxe as poesias contundentes de Conceição Evaristo, que nos fazem refletir”, destacou o professor Leandro.

A professora Ana Carolina Godoy afirma que “esse contato com profissionais da área da literatura, principalmente com os autores dos livros que eles tanto gostam, é uma experiência que ficará marcada na vida desses jovens, visto que os alunos perceberam que a literatura é essencial em todas as áreas do conhecimento e que os escritores são pessoas com diversas histórias para contar, assim como eles”.

0 0 vote
Article Rating
Comentários
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rua XV de Novembro, 7050 | 85010-000 | Guarapuava - PR | coordenacao.colegio@faculdadeguairaca.com.br | (42) 3035-0238 | Atendimento: Segunda a Sexta das 08h00 às 12h00