Coordenadora do curso de Pedagogia da Guairacá defende Tese de Doutorado

Públicado em 01/03/2018
Imprimir
Doutorado Rita

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Rita de Cássia Luiz da Rocha, foi recebida com muitas homenagens na Faculdade Guairacá. Na última segunda-feira, 26, ela defendeu sua Tese de Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Seu trabalho teve como título ‘Manuais de Civilidade e Educação: A Conduta da Juventude Feminina de Sophie Christ’, tendo sido aprovado com mérito.

Na pesquisa, a professora focou como objeto de investigação os manuais de civilidade, especialmente o intitulado ‘A Conduta da Juventude Feminina’ da escritora alemã Sophie Christ, utilizado pela congregação católica Servas do Espírito Santo que fundou escolas no Brasil a partir de 1902. “O objetivo da pesquisa foi o de fazer avançar a reflexão acerca da constituição de processos civilizadores, posto em curso por modelos trazidos da Europa e que circularam no âmbito da educação brasileira no início do século XX”. Tal visão é sustentada como parte de um programa de civilidade em que a internalização de regras de comportamento e boa conduta influenciou os modos de ser nos processos de formação individual e coletivo.

Muito emocionada, a professora agradeceu às alunas e professoras pela alegre surpresa na Guairacá. “Foram diversas viagens e inúmeras horas de estudo, que valeram muito a pena. Fica o sentimento de que vocês se inspirem e continuem buscando conhecimento sempre”.

Parabéns, professora Rita, nova Doutora em Educação!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*