As representações sociais dos acadêmicos sobre o que é ser professor, por Ilma Honorato

Públicado em 19/03/2018
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professor

A professora Ilma Célia Ribeiro Honorato, do Colegiado de Educação Física da Faculdade Guairacá, é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em sua Tese, ela estudou sobre as representações sociais dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física sobre o que é ser professor. Em artigo, ela conta mais sobre a pesquisa:

 

Essa Tese tem como objeto de pesquisa a formação inicial do professor de Educação Física a partir dos pressupostos teóricos metodológicos da Teoria das Representações Sociais (TRS).

Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e caracteriza-se como um estudo de caso, transversal, descritivo. A pesquisa apresenta como problemática: quais as representações sociais dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física em relação à sua formação profissional ao que é Ser professor e Ser professor Educação Física, a partir dos pressupostos teóricos metodológicos da Teoria das Representações Sociais?

A pesquisa tem como objetivo geral analisar as representações sociais dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física em relação à sua formação profissional, ao que é Ser professor e Ser professor Educação Física.

O referencial teórico que fundamenta a pesquisa foi consubstanciado pelos estudos de: Jodelet (1985, 2001), Moscovici (2001; 2009), Abric (2001), Doise (2001), Gilly (2001), Flament (2001) e Bourdieu (1983; 1992; 1996; 2001; 2004; 2011; 2015).

A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), no curso de Licenciatura em Educação Física, tendo como sujeitos da pesquisa os acadêmicos do 1º, 2º, 3º e 4º ano do curso. A amostra foi constituída de 105 acadêmicos.

No que tange ao quadro teórico e metodológico, optamos pelo conceito de Representação Social de acordo com Moscovici (2010). Como delineamento metodológico da pesquisa, optamos pelo estudo de caso para o tratamento da abordagem qualitativa e um estudo transversal para o tratamento da abordagem quantitativa.

A coleta de dados se deu por meio de um questionário aberto e a Associação Livre de Palavras. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, com o uso das técnicas da Teoria do Núcleo Central, técnica de zona muda e dos esquemas estranhos. Os dados foram confrontados por meio da Análise de Conteúdo e a luz do conceito de habitus de Bourdieu (1983; 1992; 1996; 2001; 2004; 2011; 2015).

Como resultados da pesquisa apontamos que: as representações dos acadêmicos indicam que Ser Professor e Ser Professor de Educação Física é ser uma pessoa responsável, dedicada e comprometida com a ação pedagógica; o conceito evidenciado para a Educação Física no contexto escolar tem sua centralidade no esporte e na saúde; a escolha dos acadêmicos em Ser Professor de Educação Física se deu por meio das vivências nas aulas de Educação Física e com o esporte na infância e adolescência.

Em relação ao exercício da profissão, os acadêmicos apontam como perspectivas as possibilidades de ter estabilidade no emprego, ser valorizado e realizar avanços na Educação Física escolar por meio de ações pedagógicas inovadoras.

Consideramos que as representações desveladas nesta pesquisa retrataram a profissão de professor e professor de Educação Física como sendo legítima no ambiente escolar, apesar da desvalorização no contexto social e econômico. Ponderamos ainda que especificamente a profissão de professor de Educação Física, nas representações dos acadêmicos, apesar dos entraves metodológicos e de infraestrutura, possibilita ações pedagógicas capazes de promover transformações significativas na vida dos alunos.

 

Ilma Célia Ribeiro Honorato
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Especialista em Interdisciplinaridade pela Faculdade Espíritas
Especialista em Jogos Cooperativos pela Unimonte
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

 

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