Acontece na UniGuairacá

42. 3622-2000 Frequentes na Uniguairacá

Aplicativo desenvolvido por aluna da UniGuairacá auxilia mulheres em situação de perigo

Ao ser acionado, o aplicativo envia uma mensagem de urgência via SMS a uma lista de contatos.

05/04/2021 09h06

Durante seu Trabalho de Conclusão de Curso na UniGuairacá Centro Universitário, Raqueli Gomes Gonçalves desenvolveu um aplicativo que auxilia mulheres em situação de perigo. O ‘Fridas’ funciona como um ‘botão do pânico’. Ao ser acionado, é enviado uma mensagem de urgência via SMS a uma lista de contatos pré-cadastrados, com a localização do dispositivo. 

De acordo com a aluna, em tempos cada vez mais perigosos, principalmente para o público feminino, a tecnologia tem sido muito benéfica. “Infelizmente é necessário que as mulheres possuam uma ferramenta que ajude na proteção e graças à tecnologia isso é possível. O aplicativo foi pensado de modo que diminua os riscos para elas”.

O aplicativo foi desenvolvido para conclusão do curso de Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile na instituição. Para Raqueli, foi um trabalho enriquecedor. “Foi extremamente satisfatório. Quando tive essa ideia pude utilizar da tecnologia para ajudar em um problema social. Me sinto bastante realizada podendo contribuir com a sociedade de alguma maneira”. 

O trabalho teve orientação do desenvolvedor Lucas Kulik Chropacz. “Fico muito feliz por ter orientado a Raqueli nesse projeto. Ela utilizou o Flutter, que é uma tecnologia do Google que vem crescendo muito nos últimos anos. É uma tecnologia promissora que vem ganhando espaço, principalmente no desenvolvimento de aplicações mobile multiplataforma. A sensação é de dever cumprido e de orgulho por ter feito parte disso”, comentou.

O aplicativo ‘Fridas’ logo estará disponível para download.