Acontece na UniGuairacá
Em uma noite de emoções, Medicina UniGuairacá realiza Cerimônia do Jaleco
Além disso, os acadêmicos tiveram a palestra “Ser Médico” com o Dr. Hélio Angotti Neto.
Por: Viviane Moreira
- 21/07/2025 17h05A noite da última sexta-feira (18), marcou o início oficial da jornada acadêmica dos estudantes do curso de Medicina da UniGuairacá Centro Universitário, pois foi realizada a tão esperada Cerimônia do Jaleco, solenidade tradicional em cursos da área da saúde, que simboliza o compromisso com a profissão e a ética profissional. “Desejo que vocês sejam muito felizes nessa estadia aqui dentro dessa instituição. Ao longo desses vinte anos, tudo foi preparado e pensado para nós chegarmos nesse dia e ver o curso de Medicina em execução”, destaca o reitor da UniGuairacá, prof Ms. Juarez Matias Soares.
Outro ponto importante da noite foi a palestra intitulada “Ser Médico” com o Dr. Hélio Angotti Neto, onde ele abordou a importância que um médico tem e o simbolismo da cerimônia. Além disso, apresentou a Declaração de Genebra da Associação Médica Mundial e relembrou o compromisso da profissão para com o próximo, além de desejar sucesso aos acadêmicos. “Desejo que vocês conheçam a alegria ao conhecer os seus pacientes, ao tocar em suas vidas, ao presenciar, testemunhar as lágrimas ou sorrisos dos seus pacientes, que vocês nunca deixem de se emocionar, e que vocês se lembrem de cada momento da formação de vocês e que as lições dos seus mestres estejam sempre contigo até o último dia, quando nós nos tornamos pacientes e precisarmos da nova geração que vai nos atender. Sejam bons médicos. Um grande abraço para vocês e muito sucesso, pessoal”, ressalta o palestrante.
Durante a cerimônia, os discentes receberam o jaleco branco, que representa a transição para a vida acadêmica e o compromisso com a responsabilidade e o cuidado com os pacientes. Para os novos alunos da Medicina, o evento é um marco importante e talvez o mais emocionante da carreira universitária. “Foi um evento maravilhoso e muito bem organizado. Como sempre a UniGuairacá proporcionando as melhores experiências para os acadêmicos. Esse momento é importante para criar um laço emocional com a faculdade, se sentir valorizado, ver a essência da Medicina em si e aproveitar também a experiência dos professores”, compartilha o aluno Thiago Poteriko.
Veja também
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
- Egressa do Mestrado da UniGuairacá participa do Congresso Brasileiro de Radioterapia
- Setembro Amarelo UniGuairacá: últimos dias para se inscrever na Mostra de Arte Catarse
- Inscrições abertas para o 3º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
O momento celebra o início de uma jornada marcada pela ética, pelo compromisso com a vida e pelo sonho de transformar o mundo por meio da Medicina. Ao vestir o jaleco pela primeira vez, cada estudante da Medicina UniGuairacá assume, diante da comunidade acadêmica e da sociedade, um compromisso ético com a ciência, com o cuidado e com a dignidade humana. É o começo de um caminho pautado pelo respeito à vida, pelo estudo constante e pela busca incansável por conhecimento.
Uma vez colocada, a vestimenta serve como um lembrete visual da promessa feita para fornecer cuidados compassivos e competentes. A noite terminou com um coquetel para os convidados e estudantes, que agora estão oficialmente na área acadêmica da saúde. “Eu acho que simboliza toda a nossa trajetória. O jaleco mostra o peso e a seriedade que tem essa profissão, então é um símbolo muito necessário que todo mundo vai guardar com muito carinho no coração. A organização ficou impecável. Em cada detalhe, na decoração e na palestra. Cada palavra ali foi espetacular, então emocionou todo mundo”, finaliza o acadêmico Luiz Marcondes.
Na UniGuairacá, formar médicos é formar pessoas comprometidas com a transformação do mundo por meio do saber, da compaixão e da excelência técnica. Que este momento inspire cada um a seguir com coragem, responsabilidade e humanidade.
