Acontece na UniGuairacá
Práticas em espaços educacionais não formais envolvem acadêmicos de Pedagogia
Por: admin
- 04/07/2016 15h40Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Acadêmicos do 6º e 7º Períodos de Pedagogia da Faculdade Guairacá encerraram oficialmente as atividades do semestre. Como trabalho final da disciplina de Trabalho Pedagógico em Espaços Educacionais Não Formais, ministrada pela professora Bianca Raquel Garcia Pereira, eles colocaram em prática o último plano de ação na quinta-feira, 30, na brinquedoteca da instituição. “Ao longo do semestre foram feitas várias intervenções, nas Clínicas Integradas Guairacá, no Hospital Santa Tereza e agora na brinquedoteca da faculdade. O objetivo é de realizar na prática a educação não formal, para que eles entendam a importância da atuação profissional em diferentes espaços”, explicou a professora.
Na ocasião, os estudantes caracterizaram-se inspirados em algumas figuras clássicas da literatura infantil para a contação de histórias. Além do incentivo à leitura e à criatividade, segundo Bianca, a prática de contar histórias é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem das crianças.
A acadêmica Marcia Vaz fez um balanço positivo de todo o semestre. “Tivemos visitas técnicas a lugares que nem imaginávamos, além de várias atividades práticas. O meu grupo ficou responsável por desenvolver um trabalho sobre alimentação saudável e higiene no Hospital Santa Tereza, tanto para as crianças hospitalizadas como para os pais. Por ser nossa primeira experiência no hospital foi um grande desafio, mas também bastante interessante”. As experiências dentro do curso de Pedagogia fizeram Marcia se encantar ainda mais pela profissão. Perguntada sobre a área em que mais se identifica, ela afirmou com convicção: educação especial.
Para a professora Bianca, o semestre também foi bastante produtivo e elogiou todos os trabalhos. “Os alunos trabalharam muito bem, souberam compreender o verdadeiro papel do pedagogo em espaços não formais e quais as atividades que eles podem proporcionar. Acredito que no próximo semestre conseguiremos fazer um trabalho ainda mais amplo”.
