Webmail
Atendimento: (42) 3446-6343
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Segurança na internet e a pandemia, por Marcos Latchuk
Segurança na internet e a pandemia, por Marcos Latchuk

Marcos Latchuk
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Especialista em Desenvolvimento Web pela UniGuairacá

 

Com a infeliz chegada da pandemia do Coronavírus (COVID-19) empresas e seus colaboradores tiveram que se reinventar, procurando uma forma de continuar com o trabalho a ser realizado de uma maneira segura, focando principalmente no distanciamento entre as pessoas, pois como ainda não existe um tratamento, a melhor forma de garantir a saúde de todos é evitar o contágio.

Uma das soluções encontradas para que colaboradores continuem com o seu trabalho, foi o chamado home office, termo em inglês que significa que o trabalho será realizado de maneira remota, a partir da casa do próprio colaborador. Com isso, a utilização da internet no Brasil cresceu, o que chamou ainda mais a atenção de pessoas mal intencionadas, que aplicam golpes online em busca de dinheiro ou informações privilegiadas.

Para que a segurança seja mantida, é necessário que todas as pessoas conectadas busquem um pouco mais de conhecimento sobre o mundo web. Fraudes, furtos de informação e outras ameaças vêm em sua maioria disfarçadas como sedutoras ofertas de aplicativos, produtos e serviços, que mascaram programas maliciosos, também conhecidos como “vírus”. Pode-se dizer então que também estamos à frente de uma pandemia online.

O NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços de internet no Brasil, construiu um material de ajuda para a defesa contra as ameaças da web. O material está disponível no link www.internetsegura.br/coronavirus e é constantemente atualizado.

Com a colaboração de todos a resiliência será mantida e a Internet, que é a ferramenta que atualmente nos une e nos aproxima, mesmo com o isolamento, permitirá que as pessoas continuem trabalhando, estudando, se informando e se comunicando, possibilitando que a vida continue, mesmo que de forma diferente. Distantes, mas juntos.

Rua Marechal Floriano Peixoto, 1012 - Centro - Prudentópolis, Paraná