Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Egressa da Guairacá assume Residência Técnica no Programa Estadual de Gestão Pública

Por: admin

- 07/03/2014 00h14

A assistente social Dionéia Edlyng Maciel, egressa do curso de Serviço Social da Faculdade Guairacá, acaba de passar pelo processo de seleção do Programa de Residência Técnica em Gestão Pública com Ênfase em Sistema Único da Assistência Social ofertado pela UEPG. O programa, em parceria com as universidades estaduais de Guarapuava, Londrina e Maringá, é promovido pela Secretaria de Família e Desenvolvimento Social (Seds) e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Além de propiciar a residência técnica, também qualifica o profissional com o curso de Especialização em Gestão Pública.

Após sua aceitação no programa, a egressa da Guairacá trabalhará junto à Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), que atua como um Programa de Extensão da Unicentro, um espaço de interação Terceira Idade no âmbito universitário, congregando profissionais, professores, estudiosos e alunos de diversas áreas. “A atuação na UNATI, por meio da residência técnica, contribui no desenvolvimento profissional e, principalmente, para mudanças qualitativas no contexto social dos idosos unatianos. Dessa forma, inserir o Serviço Social na UNATI apresenta-se como um grande desafio por ser esse um espaço novo de inserção do(a) assistente social”, afirmou Dionéia. Segundo ela, o trabalho junto aos idosos e a equipe multiprofissional serão o alicerce para que a terceira idade seja compreendida como mais uma fase da vida, repleta de dignidade, de respeito, de interação com a comunidade, com a família e com a universidade. “Como trabalhamos com diversos segmentos da sociedade, o trabalho junto à pessoa na terceira idade é um campo que requer muito estudo, mapeamento e intervenções profissionais para garantir os direitos sociais à pessoa idosa. Estou muito feliz com essa conquista”.

O professor André Alves Pereira, do Colegiado de Serviço Social da Faculdade Guairacá, contou que encontrar ex-alunos como profissionais, exercendo a profissão de assistente social na realidade da nossa região, é sempre uma alegria imensa. “É ver o fruto de anos de estudo concretizado em ações que promovem a garantia dos direitos sociais de diversos segmentos da sociedade. É compreender que o curso de Serviço Social da Faculdade Guairacá está cumprindo com as exigências da profissão, com a ética profissional e com o respeito ao ser humano, garantindo-lhes direitos sociais. A formação dos nossos alunos é completa, pois estamos atendendo à formação profissional e a sua relação com o mercado de trabalho”, afirmou.

Sabe-se que o mercado de trabalho para os assistentes sociais tem aumentado significativamente no Brasil e em nossa região, e a Faculdade Guairacá está atenta a essa realidade, formando profissionais críticos, propositivos e interventivos para atuar nos mais diversos campos profissionais onde se insere o assistente social.