Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Alunos de Psicologia da UniGuairacá participam de aula integrada

Atividade reuniu estudantes de todos os semestres.

Por: Lucas Scotini

- 26/03/2024 20h15

Nesta segunda-feira, 25, os alunos de Psicologia da UniGuairacá Centro Universitário participaram de uma aula integrada com o objetivo de debater os sistemas de saúde, como políticas públicas.

Na atividade, eles assistiram o documentário SiCKO: SOS Saúde, produzido por Michael Moore. O documentário aborda o sistema de saúde dos Estados Unidos, protagonizado pelas companhias privadas de seguro-saúde e compara com os sistemas de saúde universais de países como França, Canadá, Reino Unido e Cuba. 

Para o professor Eduardo Bernardes Nogueira, além de uma ótima oportunidade de se reunir com o curso todo e se envolver em uma mesma atividade, o encontro também foi importante para a reflexão sobre as políticas de saúde pública ao redor do mundo. "É muito importante que o acadêmico de Psicologia, quando formado, possa atuar a partir dos princípios éticos, políticos, técnicos e estéticos que regem o campo do trabalho do psicólogo e da área da saúde em geral".

Ao final da sessão, foi aberto um debate com os alunos que compartilharam seus pontos e opiniões a respeito do assunto. 

 

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

SiCKO foi lançado em 19 de maio de 2007, no Festival de Cannes. O documentário mostra que cerca de 50 milhões de norte-americanos não possuem plano de saúde. Enquanto isso, aqueles que o possuem, são normalmente vítimas de fraude das companhias ou falta de cobertura. O sistema de saúde dos Estados Unidos está classificado no trigésimo sétimo lugar, no ranking de 191 países da Organização Mundial da Saúde, por possuir alguns índices, como mortalidade infantil e expectativa de vida, igual a países menos desenvolvidos. 

Neste documentário, entrevistas foram feitas com vários cidadãos que pensavam possuir cobertura de seus planos, mas não puderam ter acesso ao tratamento. Antigos funcionários de companhias de planos de saúde descrevem as iniciativas para o corte de custos, dando bônus aos funcionários e médicos que encontrassem formas de aumentar o lucro das empresas, negando tratamentos e procedimentos em seus clientes.