Acontece na UniGuairacá
Guairacá lança aplicativo que traz informações sobre prevenção e tratamento do câncer
A ação faz parte da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul promovida pela Faculdade Guairacá em parceria com diversas entidades do município.
Por: admin
- 13/11/2018 14h11Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
A Faculdade Guairacá realizou na noite dessa segunda-feira, 12, a cerimônia de lançamento do aplicativo de celular Cuidar, que leva informação sobre câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de próstata. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul promovida em parceria com diversas entidades do município.
De acordo com a coordenadora administrativa das Clínicas Integradas Guairacá, Bianca Raquel Garcia Pereira, a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul faz parte do calendário de ações da instituição há 5 anos. Tradicionalmente, eram desenvolvidas anualmente revistas informativas sobre a temática e esse ano a ideia foi inovar. “A ideia do aplicativo é que todos os usuários das unidades básicas de saúde tenham em suas mãos informações pertinentes sobre essas doenças, bem como, orientações sobre como colocar em prática a sua prevenção”.
O professor Carlos Eduardo Andrade Iatskiu, coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Guairacá, acompanhou o desenvolvimento do projeto e destacou que essa é uma tendência, visto que a busca por informação por meio de aplicativos no celular já ultrapassa a busca em computadores. “A revista tem seu tempo útil e provavelmente ficaria em uma gaveta, sendo esquecida em determinado momento. Acreditamos que o aplicativo traz uma solução a longo prazo”.
A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran de Lima, esteve presente na cerimônia de lançamento do aplicativo. Ela contou que no Brasil o que mais mata as mulheres é o feminicídio. Em Guarapuava há registro de apenas 1 feminicídio, em contrapartida, são 25 mortes de mulheres por câncer de mama e colo do útero. “Tratando de um crime conseguimos ter um fluxograma para que todos saibam o que fazer quando essa mulher está em risco. Também precisamos ter um fluxograma para quando a mulher descobre que tem câncer, e mais, incentivá-la a cuidar da saúde para que no primeiro sinal ela já possa se tratar e se curar”.
O Diretor Executivo da Faculdade Guairacá, Evilásio Gentil de Souza Neto, afirmou que o projeto trará grandes benefícios à população. “Tínhamos até então muitos projetos voltados ao Outubro Rosa e Novembro Azul, mas, pela primeira vez, estaremos atingindo toda a região. Esse é um passo simples, de um aplicativo, mas também bastante significativo, de colocar à disposição maneiras simples de acompanhar o desenvolvimento do estágio do câncer e, mais que isso, de mostrar como procurar assistência médica de qualidade”.
Parceiros do Outubro Rosa/Novembro Azul em Guarapuava
Faculdade Guairacá
Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Secretaria de Política para as Mulheres
5ª Regional de Saúde
Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária de Guarapuava
Unicentro
Cidade dos Lagos
Hospital São Vicente e Hospital Santa Tereza
Juntas Somos Mais
Sistema FIEP
Instituto Virmond
Divas do Asfalto
Silvana Hair
Soroptimistas
ACEPAC
