Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Mestrado profissional ou acadêmico: um universo de possibilidades, por Marcela Birolim

Buscar qualificação profissional é um requisito necessário para aqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho.

06/07/2021 15h57

Buscar qualificação profissional é um requisito necessário para aqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho. Em uma época repleta de transformações, investir em conhecimento e no desenvolvimento de novas habilidades e competências é fundamental.

Nesse contexto, ingressar em um programa de mestrado é a vontade de muitas pessoas ao terminarem a graduação. No entanto, uma das principais dúvidas que surge a respeito dessa formação refere-se a qual deles cursar. Mestrado acadêmico ou profissional? Quais são as semelhanças e diferenças entre eles?

Os programas de pós-graduação stricto sensu são aqueles que envolvem cursos de mestrado e doutorado e que podem ser divididos em duas categorias: acadêmico ou profissional. Ambos têm duração semelhante e permitem atuação em meio acadêmico. No entanto, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão que regulamenta esses cursos no Brasil, o mestrado acadêmico prepara um pesquisador, ou seja, pressupõe uma continuação da carreira com o doutorado, enquanto no mestrado profissional, o que se pretende é imergir um pós-graduando na pesquisa, fazendo que ele a conheça e que por meio dela seja possível instituir novos processos de trabalho, produzir tecnologia e inovação aplicados a um determinado contexto prático. 

Entre as principais finalidades de um mestrado ou doutorado profissional estão: a capacitação e qualificação de profissionais para uma prática profissional transformadora, que busque atender demandas sociais, organizacionais e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional. Além disso, esses cursos buscam promover uma articulação entre formação profissional e instituições de diversas naturezas visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação. 

Alinhados a essas novas demandas e com quase duas décadas de tradição no ensino superior, o Centro Universitário Guairacá oferece, desde 2019, o Mestrado Profissional em Promoção da Saúde com duas linhas de pesquisa: Ciência, tecnologia e saúde, e Estratégias interdisciplinares em inovação e promoção da saúde. A primeira linha prevê formação profissional com desenvolvimento de novos produtos aplicados à saúde, bem como tecnologias e processos inovadores em promoção da saúde. A segunda, contempla o desenvolvimento de estratégias terapêuticas interdisciplinares de promoção da saúde, estimulando competências necessárias para realização de pesquisas aplicadas em diferentes contextos clínicos e pré-clínicos. 

O curso tem duração de dois anos e é ofertado, quinzenalmente, aos finais de semana. A primeira turma, com finalização prevista para outubro deste ano, é composta por profissionais da saúde e áreas afins, com atuação em diferentes contextos. E, entre os produtos que estão sendo desenvolvidos no programa, encontram-se: aplicativos, patentes, protótipos, softwares, protocolos, manuais e cartilhas que vão ao encontro das necessidades identificadas pelos alunos para a transformação da realidade prática.

Então, se você pensa em completar a sua formação em um curso que se destaque pela relevância social, científica e tecnológica nos processos de formação profissional, bem como pela possibilidade de contribuir para o aumento da produtividade em empresas, organizações públicas e privadas, o seu lugar é aqui! Venha mergulhar nesse universo de possibilidades que a UniGuairacá preparou para você!