Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Os assistentes sociais, professores da Guairacá e o exercício do controle social

Por: admin

- 17/02/2014 22h07

O ano de 1988 constitui-se como um marco histórico para a cidadania no Brasil, principalmente no que se refere ao exercício do controle social sobre as ações desenvolvidas pelo Estado nas três esferas de governo. Mesmo antes disso, o controle social já era exercido pelo capital e pelo Estado sobre a classe trabalhadora. Isso se manifestava através do controle que se tinha sobre as manifestações dos movimentos e organizações sociais que reivindicam direitos de cidadania. Mostrava também na forma como a Ditadura Militar exercia o poder sobre qualquer expressão de luta e movimento.

Com o advento da Carta Magna, a Constituição Federal de 1988, os cidadãos brasileiros intensificaram seus debates acerca do controle social sobre as ações do Estado. E o termo controle social inaugurou outra conotação: a de participação popular e controle social sobre as ações estatais. E o texto da lei magna é enfático ao afirmar que: “Todo poder emana do povo [...]” (BRASIL, 1988, Art. 1º). A partir de então, o povo brasileiro começou seu processo de apreender que o espaço público é seu e não UNICAMENTE dos representantes políticos eleitos por ele. Portanto, ele passou a ser co-responsável pelas ações do Estado, em especial, sobre as intervenções nas demandas sociais. Por isso, os brasileiros têm o papel fundamental de exercitar, no cotidiano, o controle social.

É assim que, na defesa intransigente dos princípios da democracia no país é que os Assistentes Sociais de modo geral, exercem junto com a classe trabalhadora o controle social de políticas públicas no espaço local, regional e nacional. Aprendem e sofrem as nuances do exercício da democracia no dia-a-dia de sua atuação profissional. E comungando dessa vivência, os Assistentes Sociais, que são professores do Curso de Serviço Social da Faculdade Guairacá, também exercitam o controle social das políticas públicas no Município de Guarapuava – PR. Os Assistentes Sociais – Professores e Professoras – participam de vários conselhos em Guarapuava, sendo: Silvana Carneiro da Silva – Conselheira Titular do Conselho Municipal do Idoso e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Karine Fogliarini – Conselheira Titular do Conselho da Pessoa com Deficiência; Marcelo Zadra – Conselheiro Suplente do Conselho da Comunidade e Angela Maria Moura Costa Prates – Conselheira Suplente do Conselho Municipal do Idoso.

É na confiança de que a democracia se faz no exercício diário que os profissionais discutem, avaliam e monitoram a execução de políticas públicas em Guarapuava, porque eles comungam, juntamente com os colegas de profissão e outros profissionais também, de que a garantia de direitos sociais se faz no exercício consciente e comprometido do controle social.

 

Angela Maria Moura Costa Prates Coordenadora do Colegiado de Serviço Social