Acontece na UniGuairacá
Palestra orienta sobre doação de órgãos para transplante
Por: admin
- 14/05/2015 15h17Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo esteve no auditório da Faculdade Guairacá na noite dessa quarta-feira, 13, para uma palestra aos acadêmicos de Enfermagem. O assunto abordado foi captação e transplante de órgãos.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante existe por força de lei. A portaria entrou em vigor em agosto do ano 2000, tornando a comissão obrigatória nos hospitais com mais de 80 leitos.
A CIHDOTT é formada por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos e direção clínica. É sua atribuição, dentre outros, detectar possíveis doadores, viabilizar diagnóstico de morte encefálica, bem como criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes em óbito no hospital a possibilidade de doação de órgãos.
Segundo a enfermeira Caroline, que é membro atuante da CIHDOTT no Hospital São Vicente de Paulo, o objetivo da palestra foi para sensibilizar os acadêmicos e profissionais da saúde sobre a importância da doação. “Nosso objetivo é que vocês conheçam a comissão, saibam como funciona a doação de órgãos e qual o processo intra-hospitalar. Isso ajuda consideravelmente em todo o processo. No momento em que o profissional de saúde está sensível para poder sinalizar que tem algum potencial doador, ele pode colaborar no processo de transplante”.
