Acontece na UniGuairacá
Paralisia cerebral pauta estudo de caso nas Clínicas Integradas Guairacá
Por: admin
- 30/06/2015 19h33Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Nessa terça-feira, 30, acadêmicos e profissionais que atendem nas Clínicas Integradas Guairacá participaram de mais uma sessão de estudos de caso. As professoras Franciele Aparecida Amaral e Simone Mader Dall’Agnol estiveram presentes falando sobre paralisia cerebral.
O estudo foi iniciado com a definição da patologia e aprofundado com o relato de experiência de Jonelize Aparecida, de 23 anos, paciente do centro de atendimento desde 2011. A mãe da jovem contou bastante emocionada sobre a melhora da filha nesse período, apontando o atendimento multidisciplinar na Guairacá como fator decisivo para essa grande evolução. “Ela já havia recebido atendimento em outros lugares, mas sem resultado significativo. Depois que ela começou a frequentar a clínica da Guairacá foi ficando cada vez mais forte e aprendeu a fazer muitas coisas que antes pareciam impossíveis de se fazer sem o auxílio de outras pessoas”.
Durante o evento, ainda foram tratados assuntos importantes à prática profissional, como a importância do trabalho em equipe e o cuidado com o paciente na integralidade, conforme explicou a professora Franciele. “Para que o indivíduo seja cuidado em plenitude, toda uma equipe precisa estar envolvida. A fisioterapia possui um papel importante, mas é um conjunto de profissionais que vão fazer com que toda a intervenção tenha resultado positivo. Nós precisamos ter conhecimento sobre a patologia, avaliar, ter uma visão do que ela pode melhorar e, a partir disso, traçar novos objetivos no tratamento”.
Segundo a professora Franciele, a abordagem multidisciplinar e o tratamento humanizado são fundamentais e foi isso também que contribuiu para o sucesso no tratamento de Jonelize.
