Acontece na UniGuairacá
Professora da Guairacá inspira lei de conscientização sobre o câncer bucal
Foi da professora Ana Paula que surgiu a ideia de um mês destinado a conscientização do câncer bucal. O Novembro Vermelho agora é Lei Estadual.
Por: admin
- 11/09/2019 16h00Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Desde junho deste ano, o mês de novembro tornou-se símbolo da luta contra o câncer bucal no Paraná. Com a Lei Estadual de número 19.868/2019, o Novembro Vermelho foi oficializado como uma data de conscientização e prevenção a este câncer que ainda é pouco debatido.
O projeto de Lei começou com a professora do curso de Odontologia da Faculdade Guairacá, Ana Paula Virmond Traiano, ao levar ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, a sugestão de um mês dedicado à atenção aos riscos do câncer bucal. “É responsabilidade do cirurgião dentista diagnosticar o câncer bucal. Ele tem uma incidência alta, é o quinto tipo de câncer mais frequente entre homens e o sétimo em mulheres”, ressalta a professora.
Ademar apoiou a ideia e tornou-se autor do projeto de Lei que prevê campanhas de orientação e conscientização. A importância de uma Lei destinada ao câncer de boca é reafirmada ao analisarmos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que estimam que aproximadamente quinze novos casos de câncer de boca são diagnosticados para cada grupo de cem mil pessoas somente na região sul do Brasil.
Ana Paula destaca a importância da prevenção para o câncer bucal e também outras doenças. “Hábitos simples como o cuidado com a higiene bucal, não consumir ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar podem reduzir muito a incidência da doença”, afirma. Além disso, ter um acompanhamento odontológico e prestar atenção nos possíveis sintomas da doença também são fatores essenciais para a prevenção ou diagnóstico precoce.
Foto e informações: Alep
