Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Renomado Chef, Dudu Sperandio, palestra para acadêmicos de Gastronomia

Por: admin

- 05/08/2014 23h05

O renomado Chef de Cozinha Dudu Sperandio, proprietário do Ernesto Ristorante de Curitiba, esteve palestrando para acadêmicos de Tecnologia em Gastronomia na Faculdade Guairacá na noite dessa segunda-feira, 04.

Atuando na área há quase 10 anos, Dudu Sperandio é reconhecido por praticar uma culinária inovadora a partir da variedade de sabores da gastronomia italiana e coleciona diversos prêmios, como os de Chef do Ano e Melhor Restaurante Italiano da revista Veja Curitiba, Ospitalità Italiana por preservar a tradição da cozinha italiana, além do prêmio Bom Gourmet da Gazeta do Povo, de melhor entrada. Durante sua fala para os estudantes, abordou sobre a carreira, o mercado de trabalho e os desafios encontrados no dia a dia de um profissional do ramo.

Ao longo das últimas duas décadas, o cenário gastronômico nacional se transformou completamente, visto o universo infinito de ingredientes, as novas técnicas culinárias, fazendo desse um dos cursos tecnológicos das áreas mais promissoras do país, segundo pesquisas. Para o palestrante, é preciso ter em mente que se trata de uma carreira que possui graus hierárquicos a serem conquistados e que, para se atingir o topo dessa hierarquia, é preciso muito esforço, dedicação, aprendizagem e, sobretudo, gostar do que se faz. “Uma das funções mais almejadas dentro da área gastronômica é mesmo a de Chef. Mas, antes de chegar lá, é preciso galgar cada degrau da profissão, começando do mais raso de todos. O ideal é começar por baixo mesmo, pegar experiência no ramo e, só então, abrir as portas de um novo negócio”. Dudu iniciou sua carreira na Europa, a fim de conhecer a cultura e aprimorar suas técnicas na gastronomia mediterrânea. Nesses anos, trabalhou com nomes consagrados, ganhando bagagem e grande experiência no ramo, que fizeram grande diferença, segundo ele. “O sinônimo de sucesso é o trabalho. Se você quiser ser um bom Chef de Cozinha, a chance de quebrar é de quase de 100% sem experiência. O segredo de qualquer carreira é começar por baixo, trabalhando, dando duro, e na gastronomia não é diferente”, finalizou.