Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Transformando vidas e comunidades: UniGuairacá participa do Projeto Rondon 2024

Operação Rondon levará cidadania e sustentabilidade a 11 municípios do Estado.

Por: Poliana Kovalyk

- 05/07/2024 15h40

A UniGuairacá Centro Universitário participa do Projeto Rondon 2024. A operação começou com a tradicional cerimônia do chapéu, realizada na sexta-feira, 05 de julho, no Câmpus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava. Este evento marca a partida dos rondonistas para suas atividades de campo.

As atividades, que acontecem de 5 a 19 de julho, neste ano são coordenadas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a operação realiza ações de extensão universitária nas áreas de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia.

Ao todo, 222 estudantes e 50 professores de sete instituições estaduais de ensino superior, duas instituições privadas convidadas e uma federal participam do projeto. As atividades de campo ocorrerão nos municípios de Turvo, Santa Maria do Oeste, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Inácio Martins, Goioxim, Foz do Jordão, Cantagalo, Candói e Boa Ventura de São Roque, todos na região de Guarapuava.

Moana Bueno Proença, estudante do 2º período de Educação Física da UniGuairacá, compartilha seu entusiasmo. “Minhas expectativas são bem altas. O que me motivou foi a oportunidade de ensinar o que aprendi na UniGuairacá a crianças e idosos, ajudando em questões de saúde e incentivando a prática de exercícios físicos. O povo que participa é muito alegre, a gente se diverte, mas também planeja muitos projetos juntos, apresentando nossa faculdade, nossos cursos e o que aprendemos. Acho que vai ser uma vivência incrível”.

Glaucio Kaminski é egresso de Biologia da instituição e atualmente é professor do ensino a distância. Ele também destaca a alegria em poder dar sua contribuição. “As expectativas são as melhores porque esse é um grande projeto. Espero levar para a comunidade o conhecimento adquirido na academia, proporcionar a vivência dos nossos alunos e fortalecer a interação com outras instituições de ensino, que é muito importante”.