Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

UniGuairacá lança campanha Novembro Vermelho 2023

Essa é uma iniciativa do Colegiado de Odontologia e que acabou ganhando o apoio do Governo do Estado do Paraná.

01/11/2023 15h14

A UniGuairacá Centro Universitário lançou oficialmente a campanha Novembro Vermelho deste ano. Essa é uma iniciativa do Colegiado de Odontologia da instituição e que acabou ganhando o apoio do Governo do Estado do Paraná.

O câncer de boca representa um problema de saúde pública devido aos diagnósticos tardios e das taxas de mortalidade. Em estimativa mais recente publicada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o triênio (2023/2024/2025), o câncer de cavidade oral representa um risco estimado de 10,30 casos novos a cada 100 mil homens e 3,83 a cada 100 mil mulheres, sendo que o número estimado de novos casos para o Brasil é de 15.100 casos por ano. 

No Brasil, a incidência de câncer bucal é considerada uma das mais altas do mundo, ocupando a oitava posição entre os tipos de câncer mais frequentes. As regiões Sudeste e Nordeste apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença, e o fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. No Paraná, a estimativa para o ano de 2023 é de 920 novos casos, sendo 720 casos para homens e 200 para mulheres.

A Lei Estadual nº 19.868/2019 do Deputado Ademar Luiz Traiano instituiu no Paraná o Novembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do câncer de boca no Estado. Assim, são desenvolvidas ações no mês de novembro que tem por objetivo promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal; difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer bucal; aumentar a adesão e a eficácia na prevenção e tratamento de câncer bucal; proporcionar educação em saúde possibilitando a prevenção e maior conhecimento sobre câncer bucal na comunidade e capacitar cirurgiões-dentistas no diagnóstico precoce do câncer bucal.

Este ano, a programação acontece em ação conjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Legislativo do Estado do Paraná, Associação Brasileira de Odontologia (ABO-PR), CRO-PR, universidades públicas e particulares, entidades sociais juntamente com a comunidade.