Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Vacinação contra gripe, o que eu preciso saber? Por Talita Bischof

A vacina é a medida de prevenção mais importante para se proteger contra a gripe.

Por: Poliana Kovalyk

- 25/04/2022 10h24

No mês de abril tivemos o início da vacinação contra a gripe no ano de 2022. As unidades básicas de saúde dos municípios já receberam as doses do público-alvo da primeira etapa da campanha de vacinação contra Influenza. 

Realizada e programada pelo Ministério da Saúde, a campanha ocorre em duas etapas e tem como principal objetivo prevenir o surgimento de complicações devido a doença, evitando assim, novos óbitos. 

Como já mencionado, a primeira fase da campanha ocorre até o dia 30 de abril e o público-alvo desta etapa são os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e os trabalhadores da saúde. Lembrando que estagiários dos cursos da saúde que já estão em campo de estágio são considerados trabalhadores da saúde, sendo assim, também deverão tomar a vacina.

Na segunda fase da campanha, que será realizado do dia 02 de maio a 03 de junho, serão vacinadas pessoas pertencentes a 14 grupos. Esses grupos são: crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade, gestantes e puérperas, professores, população indígena, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança, salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário com passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. 

Uma dúvida comum que acomete a população é, se é preciso tomar a vacina da gripe todo ano? A resposta é sim, a vacinação anual contra gripe é importante e fundamental por conta da variação dos subtipos de Influenza que circulam em nosso país, e que mudam e sofrem mutações todo ano. Por esse motivo, todo ano a composição da vacina é atualizada. A vacina que será aplicada na campanha no ano de 2022 é a trivalente que proporciona proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza tipo B.

A vacina é a medida de prevenção mais importante para se proteger contra a gripe. Com todo o público-alvo vacinado, teremos uma circulação menor do vírus no país e, assim, conseguiremos reduzir as complicações resultantes da doença, além de diminuir a sobrecarga dos serviços de saúde, as internações e os óbitos. 

Se você faz parte dos públicos-alvo citados acima, se dirija até uma unidade básica de saúde do seu bairro e município para receber a vacina da gripe. Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio!