Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

A (des) caracterização do esporte por Marcelo Taques

Por: admin

- 16/05/2017 21h06

O livro intitulado ‘A (des) caracterização do esporte: análise do contexto pedagógico e possibilidades de intervenção’, evidencia os resultados da produção acadêmica desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR, com a orientação da Profª Drª Silvia Christina de Oliveira Madrid. A pesquisa realizada investiga sobre o processo de intervenção docente por meio do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física, considerando seu valor educativo, seu entendimento enquanto fenômeno multicultural e suas manifestações na sociedade. A fundamentação teórica foi consubstanciada por estudos referentes às considerações sobre as manifestações do esporte; o esporte espetáculo na escola via meios de comunicação; os pressupostos e subsídios teóricos sobre o esporte nas aulas de Educação Física; o ensino da Educação Física a partir das abordagens pedagógicas e o debate acerca dos pressupostos teóricos. A obra ainda reúne discussões a partir da análise do contexto da prática pedagógica de professores de Educação Física e reflexões dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino e aprendizagem do esporte. Diante desse cenário, apresenta-se esta produção para a apreciação, crítica e avaliação em geral, pois o esporte é um dos principais fenômenos que se destaca pelas suas diversas formas de manifestação e dimensão, abrangendo questões sociais, culturais, econômicas e políticas, entre outras, as quais vêm promovendo na comunidade acadêmica da área instigantes debates, principalmente no âmbito escolar e de formação de professores, sendo esse tema um dos mais abordados por pesquisadores, professores e acadêmicos. Dessa forma, esta obra poderá contribuir para reflexões e debates sobre o desenvolvimento do esporte no contexto escolar, sendo uma referência que poderá subsidiar o processo de intervenção docente na escola, bem como, para o desenvolvimento de novas pesquisas científicas que poderão ser realizadas sob à luz desta temática.  

Marcelo José Taques Graduado em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá Graduado em Pedagogia pela Uninter Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Guairacá Especialista em Educação Especial pela ESAP – Univale Especialista em Gestão Escolar pela ESAP – Univale Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa