Acontece na UniGuairacá
Acadêmicos de Ciências Biológicas participam da 2ª Caminhada da Natureza
Por: admin
- 23/09/2015 13h01Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Acadêmicos de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá realizaram no último domingo, 20, uma saída de campo ao Jardim Botânico de Faxinal do Céu, distrito localizado no município de Pinhão. A atividade integrou a 2ª Caminhada da Natureza - Circuito Primavera.
Ao todo, estima-se que 550 pessoas estiveram em Faxinal do Céu para a caminhada, com participantes dos municípios de Pinhão, Guarapuava, Irati, Curitiba, Pitanga, Candói, Prudentópolis, União da Vitória, Cruzeiro do Oeste, Entre Rios, Joinville, Foz do Jordão, Cantagalo, Turvo, Saudade do Iguaçu e Chopinzinho.
A caminhada ao longo dos 12 km de percurso e a estrutura do local proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de conhecer espécies da fauna e flora nativa e exótica, observar o funcionamento de um jardim botânico a céu aberto, bem como colocar em prática o uso de termos específicos dentro de disciplinas como Biogeografia, Ecologia, Botânica e Zoologia.
Conforme explicou um dos organizadores, o professor Joelmir Mazon, a atividade extraclasse é de suma importância para o processo de ensino aprendizagem e para a formação profissional do aluno, bem como, o reconhecimento in loco dos conteúdos aprendidos em sala. “A participação dos alunos em um evento como este, onde se tem um contato muito próximo com a natureza, é de grande importância para que eles relacionem o conteúdo obtido em sala de aula com exemplos práticos. Para que também criem este deslumbre e sensibilidade com o meio ambiente e seus componentes e possam levar esta sensibilidade e admiração para suas vidas e para a profissão”.
A professora Cristiane Kiel, também organizadora do evento, comentou que esse tipo de visita ajuda os estudantes a definirem campos de atuação para pesquisas, pois os coloca em contato direto com as possibilidades. “A área das biológicas oferece inúmeras opções de trabalho, podendo este local e sua estrutura despertar curiosidade e possibilidades de atuação futura”.
Organização da viagem: professores Joelmir Mazon e Cristiane Kiel
Fotos: professores e acadêmicos de Ciências Biológicas
