Acontece na UniGuairacá
OSCE avalia acadêmicos de Fisioterapia da Guairacá em situações de atendimento
A prova consiste em uma simulação de atendimento aos pacientes. Os casos analisados são referentes ao conteúdo estudado em sala de aula durante o semestre.
Por: admin
- 09/11/2018 12h49Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Nessa semana, entre os dias 05 e 08 de novembro, os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Faculdade Guairacá foram avaliados através do OSCE (Objective Structured Clinical Examination), em tradução Avaliação Objetiva e Estruturada. A prova é uma forma de avaliar os alunos em situações de atendimento.
Criado nos Estados Unidos, o método OSCE tem sido muito utilizado no ensino nas áreas da saúde. A prova consiste em uma simulação de atendimento aos pacientes. Os casos analisados são referentes ao conteúdo estudado em sala de aula durante o semestre.
Alunos do 1º até o 8º Período participaram das avaliações. De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Luiz Alfredo Braun Ferreira, a prova pode avaliar questões que não são possíveis em provas teóricas ou práticas, como a capacidade de avaliar e orientar o paciente. “É como se fosse um treinamento para o aluno, para quando ele atender um paciente real saber, além da técnica, como abordar, tendo cautela nas atitudes perante as situações de atendimento”.
A acadêmica Patrícia Stadler, do 6º Período de Fisioterapia, contou que estava mais tranquila do que nas avaliações anteriores. “A cada semestre está melhorando. A gente consegue aplicar na prática o que aprende na teoria”. Outro fator que contribuiu para ela se sentir mais preparada foi o estágio voluntário. “Como eu faço estágio voluntário nas Clínicas Integradas Guairacá durante a tarde, fico mais tranquila por já ter esse contato com o paciente”.
