Acontece na UniGuairacá
Ciclo de debates aborda a atenção à saúde do idoso na Semana Integrada
Por: admin
- 23/10/2014 15h15Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Assistência à saúde do idoso foi um dos temas debatidos durante a I Semana Integrada dos Cursos da Saúde da Faculdade Guairacá. O evento teve início na segunda-feira, 20, reunindo alunos e profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, farmácia e psicologia.
A velhice é a última etapa do processo de desenvolvimento humano. Segundo a Organização das Nações Unidas, os anos de 1975 a 2025 correspondem à ‘Era do Envelhecimento’, devido crescimento demográfico da população idosa, o que decorre, principalmente, do controle da natalidade e do aumento da expectativa de vida. Para falar sobre o assunto em mesa redonda, a Guairacá recebeu o Geriatra Jonilson Pires. “É um paradoxo, a ideia de ter vida longa agrada a todos, mas de envelhecer não, isso devido ao estereótipo dessa fase ser marcada por inúmeras dificuldades e complicações que vêm nesse processo do envelhecimento”, afirmou.
Segundo Dr. Jonilson, velhice não é só sinal de doença. Por isso, ele afirmou que é necessário desmistificar alguns preconceitos e paradigmas sobre o envelhecimento. “Os idosos não são todos iguais. Um conceito que precisamos tentar desconstruir é que a velhice é sinônimo de perda de autonomia, de decisão, de vontade. Que os idosos são um peso para a sociedade e para a família”.
O professor Emanoel Severo também abordou o tema, ressaltando que os idosos, nos seus aspectos biológico, psicológico e social, apresentam transformações próprias, e requerem tipos de assistências diferenciadas, especialmente em termos de saúde. “Podemos associar a terceira idade tanto com a enfermagem, com a fisioterapia, farmácia e psicologia, e também, com qualquer fase da vida, porque isso vai influenciar diretamente no seu tratamento e desenvolvimento”, destacou.
Também fez parte da programação da semana acadêmica oficinas e apresentações de trabalhos científicos.
