Acontece na UniGuairacá
Contabilidade: essencial para o processo de gestão empresarial, por Enedi do Nascimento Lozeckyi
O profissional é indispensável para as organizações e cobiçado pelo mercado.
Por: Poliana Kovalyk
- 05/09/2023 14h32A Contabilidade é uma das profissões mais antigas da história da humanidade. Estudos remontam sua origem há cerca de 4000 anos A.C. Ela surge da necessidade de controle do patrimônio, tanto de pessoas de grandes posses quanto daqueles que tinham poucos bens. Trata-se de uma profissão que está sempre se reinventando e se adaptando à realidade econômica e social dos países.
Vendo a importância e aplicabilidade que a Contabilidade possuía, por um tempo os governos se apropriaram dela para suas atividades fiscalizatórias, leia-se cobrança de tributos. Mas a incrível versatilidade dessa profissão fez com que ela transcendesse esse papel de mero “instrumento do fisco” e se tornasse uma das profissões mais importantes para as organizações e para a sociedade.
No quesito empregabilidade, pode-se dizer que para um contador ela é garantida.
A profissão oferece uma gama imensa de opções de mercado de trabalho. Há quem arrisque dizer que tem o maior leque de alternativas de trabalho entre as profissões de nível superior: são mais de 30 especializações que o profissional contábil pode direcionar sua carreira. Trata-se de um profissional multitarefa, altamente adaptável.
Sua amplitude de atuação vai desde pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs), até as grandes sociedades anônimas (S.A.). Onde houver um patrimônio sendo movimentado, há necessidade de um profissional contábil para ajudar na sua gestão.
Aquele que era visto como mero “elo de ligação entre a empresa e o fisco” se tornou o principal gerador de informações úteis para a tomada de decisões pelos gestores das organizações: empresas, órgãos públicos, Terceiro Setor, pessoas físicas com grandes patrimônios e assim por diante.
O setor contábil que já foi relegado a uma sala no fundo da empresa, abarrotada de papéis, agora é órgão de staff da gestão. A existência da Contabilidade por si só não é garantia do sucesso empresarial, mas a sua ausência é quase certeza do fracasso.
Veja também
- Câmpus Irati: abertura de teste seletivo para admissão de professores não titulares
- Conquista UniGuairacá: professora Syndel Souza defende Doutorado na área Interdisciplinar
- Mundo do Futsal Exp: atleta do futsal feminino da UniGuairacá recebe prêmio no maior evento de futsal mundial
- Slim Day: Guairacá Aviation recebe visita de fabricante de aeronaves
Outro aspecto que chama a atenção é a valorização desse profissional, que é visto na quase totalidade dos casos como profissional ético, íntegro e honesto. Nas economias e organizações modernas e inteligentes sua imagem está ligada ao crescimento, evolução e a bons resultados.
Não é incomum ver esse profissional ligado aos incríveis avanços tecnológicos e ao surgimento da Quarta Revolução Industrial, visto que não seriam possíveis sem uma ótima gestão dos recursos econômicos e financeiros.
Essas novas tecnologias, que têm assustado o mundo do trabalho com a redução de empregos, para a Contabilidade se mostra grata e aumenta as opções de atuação. Para isso, esse profissional precisa estar em atualização constante, assim como todas as profissões que intencionam se manter no mercado.
Orienta-se que o profissional contábil escolha uma área principal de atuação e se torne um expert nela. Mas que busque conhecimentos em pelo menos mais uma ou duas outras áreas.
Outra dica importante é buscar desenvolver competências e habilidades interpessoais (as chamadas soft skills) como, por exemplo: saber trabalhar em equipe, ter uma visão holística da empresa e do processo de gestão, ser hábil em resolução de problemas, ser um bom líder, entre outras.
Seguindo essas dicas, esse profissional pode se tornar ainda mais indispensável para as organizações e será cobiçado pelo mercado.