Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O dia 25 de novembro é marcado para denunciar a violência contra as mulheres em todo o mundo.

25/11/2021 16h29

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres é celebrado em 25 de novembro para denunciar a violência contra as mulheres em todo o mundo e exigir que todos os países formulem políticas para eliminar a violência. A celebração teve origem no movimento feminista latino-americano em 1981 para marcar a data do assassinato das irmãs Mirabal na República Dominicana.

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua resolução 54/134 de 17/12/1999, estabeleceu a data de 25/11, convidando governos, organizações não governamentais e organizações internacionais para promover atividades dirigidas a sensibilizar a opinião pública sobre o problema da violência contra a mulher. 

Neste ano, no Brasil, foi implementada a campanha “UNA-SE Pelo fim da violência contra mulheres e meninas - Vida e dignidade para todas”, destacando as causas, as implicações e as consequências das diversas formas da violência contra mulheres e meninas no Brasil. 

Todas as formas de violência contra as mulheres estão relacionadas às estruturas de poder formais e informais e seus abusos. Isso é uma violação dos direitos humanos, isso é um crime. Existem muitas maneiras de prevenir a violência desde os primeiros sinais e evitar que o ciclo da violência se repita e continue na sociedade. 

O Estado e os movimentos sociais têm um papel central na prevenção da violência. A UNA-SE convida a todos a se unirem para agir e compartilhar informações para prevenir e acabar com a violência contra mulheres e meninas neste período sem precedentes. Todos podem fazer a diferença. Esta ação coletiva é agora mais necessária do que nunca.