Acontece na UniGuairacá
Egressa da Guairacá assume cargo de assistente social na AEPAPA
Por: admin
- 22/02/2016 15h10Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Etiene Rabel Corso, egressa do curso de Serviço Social da Faculdade Guairacá, foi aprovada no processo seletivo da AEPAPA (Associação de Estudo, Pesquisa e Auxílio aos Portadores de Alzheimer) e acaba de assumir o cargo de assistente social.
A AEPAPA é uma sociedade sem fins lucrativos que presta apoio, orientação e suporte a cuidadores, familiares e pacientes com diagnóstico de Alzheimer em Guarapuava. Segundo Etiene, estima-se que 900 pessoas sofram deste mal no município. “Sabemos que essa é uma doença degenerativa, não tem cura, então costumamos não romantizar o cuidador, mas auxiliar na melhora da qualidade de vida”. A entidade oferece avaliações e acompanhamento, suporte neuropsicológico, além de atividades de fisioterapia, orientações nutricionais, farmacêuticas e atendimento nas áreas de psicologia, enfermagem e assistência social. “É um desafio e um aprendizado diário, uma luta e uma busca constante pelo fortalecimento da qualidade de vida do idoso, para restabelecer os vínculos familiares que às vezes estão fragilizados pela própria situação do acamado e para resguardar os direitos dos idosos e dos cuidadores”, completou.
De acordo com a egressa, os aprendizados do curso de Serviço Social da Guairacá estão contribuindo significativamente em sua atuação profissional. Ela contou que aproveitou ao máximo o período de graduação e destacou a importância dos estágios em sua formação. “O que me ajudou muito foram os estágios curriculares. Fiz estágio durante um ano no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), onde tínhamos grupos de fortalecimento de vínculos e pude entender como funciona a dinâmica de trabalho. Também fiz estágio na Secretaria dos Conselhos, onde pude compreender a amplitude do trabalho do assistente social”.
O coordenador do Colegiado de Serviço Social da Faculdade Guairacá, professor André Alves Pereira, contou que encontrar ex-alunos como profissionais, exercendo a profissão de assistente social na realidade da nossa região, é sempre uma alegria imensa. “É ver o fruto de anos de estudo concretizado em ações que promovem a garantia dos direitos sociais de diversos segmentos da sociedade. É compreender que o curso de Serviço Social da Faculdade Guairacá está cumprindo com as exigências da profissão, com a ética profissional e com o respeito ao ser humano, garantindo-lhes direitos sociais. A formação dos nossos alunos é completa, pois estamos atendendo à formação profissional e a sua relação com o mercado de trabalho”.
