Acontece na UniGuairacá
Egressa de Ciências Biológicas UniGuairacá defende Dissertação de Mestrado
Aline se formou em 2017
Por: admin
- 10/02/2021 19h12Aline Cristina Stocki, egressa de Ciências Biológicas da UniGuairacá Centro Universitário, defendeu sua Dissertação de Mestrado em Agronomia nessa terça-feira, 09.
Aline se formou em 2017 e pouco tempo depois ingressou no Mestrado em Agronomia na Universidade Estadual do Centro-Oeste, onde conduziu uma pesquisa com florestas nativas, especificamente com a ecologia de florestas aluviais e a influência que os rios causam na vegetação. Também estudou a presença do alfeneiro (Ligustrum lucidum) nestas florestas, uma espécie exótica invasora, difundida pela arborização urbana e em vários fragmentos florestais, inclusive floresta com araucária.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Os resultados da pesquisa de Aline, cujo o título é ‘Efeito do gradiente hídrico e da população de Ligustrum lucidum W.T.Aiton na dinâmica em fragmento urbano de Floresta Ombrófila Mista’ apontam que as condições hidromórficas influenciam na formação de nichos ecológicos das espécies, embora o fragmento de floresta analisado, seja constituído por espécies similares, acontecem de maneira distinta, em termos de densidade, dominância e frequência na floresta. E Ligustrum lucidum, se apresenta como um importante invasor, com potencial de capacidade competitiva, que vem se destacando no decorrer dos anos, um problema a ser enfrentado, pois a presença de invasoras pode impedir o crescimento e a regeneração de espécies naturais pela competição, ocasionando modificações no ambiente local, até mesmo no funcionamento de todo o ecossistema, visto que ações de manejo são necessárias para um melhor desenvolvimento das espécies naturais do fragmento. Aline Cristina Stocki, egressa de Ciências Biológicas da UniGuairacá Centro Universitário, defendeu sua Dissertação de Mestrado em Agronomia nessa terça-feira, 09.
Texto: Prof. Joelmir Mazon
