Acontece na UniGuairacá
Egresso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é finalista do Prêmio Sercomtel de Inovação
Por: admin
- 24/11/2016 15h40Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Jesher Heliel Rodrigues, egresso do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá, é um dos 3 finalistas do Prêmio Sercomtel de Inovação de 2016.
O Prêmio Sercomtel de Inovação é proposto pelo SINFOR-PR (Sindicato da Indústria de Software do Paraná) e pela Sercomtel, empresa de telecomunicações com sede em Londrina. Ele é voltado para estudantes de graduação e egressos de instituições de ensino no Paraná com o objetivo de incentivar a criação de projetos e pesquisas na área de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade. Nesse ano foram 46 participantes.
O egresso da Guairacá concorre à premiação com seu Trabalho de Conclusão de Curso, em que desenvolveu um aplicativo de celular, de nome OTO (Olhar Tocar Ouvir), voltado para crianças com autismo. “Foi uma grande surpresa saber que o meu projeto foi um dos 7 finalistas. Isso representa muito, para minha família e professores, principalmente à professora que me orientou no processo de desenvolvimento. Isso também significa uma grande vitória para todas as famílias que têm crianças com autismo, o qual o aplicativo auxiliou e vem auxiliando no processo de aprendizagem.”
O trabalho foi orientado pela professora Ana Carolina Espirito Santo Lima, que destacou a satisfação em ver o reconhecimento que o trabalho vem recebendo. "Fiquei muito emocionada quando soubemos da classificação do TCC entre os finalistas do prêmio. É realmente gratificante ver o reconhecimento que eles deram ao projeto”. A professora afirmou que sempre contaram com o apoio do Colegiado de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Guairacá e, logo ao tomar conhecimento do Prêmio Sercomtel, o coordenador do curso incentivou a submissão do trabalho. “Esse resultado nos motiva ainda mais a correr atrás de pesquisas em que a computação pode auxiliar crianças portadoras de Transtornos do Espectro Autista. Mas tudo isso também não seria possível sem a incrível motivação do Jesher, seu foco e determinação foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto".
Para o coordenador do curso na Guairacá, professor Rodrigo Souza D’Ávila, é um grande orgulho ver um egresso dando passos tão importantes em sua carreira, utilizando os conhecimentos adquiridos na graduação. “Estamos no caminho certo para formação de nossos alunos no curso de TADS. Essa é uma conquista de toda faculdade e também serve de incentivo para que outros alunos sigam na área científica”.
O resultado do prêmio será divulgado nessa sexta-feira, 25.
Sobre o projeto
O software auxilia crianças em diferentes graus de autismo no aprendizado do alfabeto, isso de forma interativa e totalmente simples, através da associação de imagens e sons. Para validar a ferramenta, testes foram realizados na Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), em Maringá, conforme explicou o estudante. “A tela sensível ao toque é de fácil uso, estimula a concentração e chama atenção com cores e animações. Muitos professores gostaram da iniciativa e do aplicativo, que facilita em sala de aula e até mesmo em casa”.
Segundo Jesher, o projeto superou todas as expectativas, trazendo ajuda não apenas para a Associação dos Amigos dos Autistas, mas principalmente para os pais das crianças que buscam novas esperanças para o tratamento dos seus filhos. “Notamos que o aplicativo traz à criança uma facilidade no manuseio, o qual se mostra muito simples e chamativo, prendendo sua atenção e interesse”, comentou.
