Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Estudantes da UniGuairacá têm artigos aceitos em revistas internacionais

A presença da dislexia no ensino superior e a integração da pedagogia no cenário corporativo pautaram as pesquisas.

Por: Poliana Kovalyk

- 12/12/2023 15h44

As acadêmicas Maria Teresa de Lima e Thacila Cosa Fogaça, do curso de Pedagogia da UniGuairacá Centro Universitário, tiveram seus artigos de Trabalho de Conclusão de Curso submetidos e aceitos em revistas internacionais. 

O trabalho de Maria Teresa intitula-se ‘Challenges and Strategies for the Academic Inclusion of Dyslexic Students in Higher Education’ e foi aceito na revista ‘European Journal of Social Sciences, Education and Research’, Qualis A2.

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita, caracterizado como um transtorno neurobiológico que dificulta a aquisição e o desenvolvimento dessas linguagens. A presença da dislexia no ensino superior é uma realidade que impacta muitos estudantes. A pesquisa da acadêmica teve como objetivo analisar as barreiras emocionais e sociais enfrentadas por estudantes com dislexia ao longo de sua jornada acadêmica, buscando identificar as melhores práticas educacionais e adaptações curriculares capazes de facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento desses estudantes no contexto universitário. 

Já Thacila teve sua pesquisa ‘The Evolution of Business Pedagogy: Challenges and Contributions in the Corporate Context’ aceita pela revista ‘Journal of Business and Management’, também de Qualis A2.

A integração da pedagogia no cenário corporativo emergiu como uma dimensão crucial e inovadora nos ambientes profissionais contemporâneos. O artigo de Thacila explora de forma abrangente as origens, evolução, desafios e vantagens da Pedagogia Empresarial, lançando luz sobre seu papel fundamental na promoção da aprendizagem contínua e na valorização do capital humano dentro das organizações.

Os trabalhos tiveram a contribuição dos professores Luiz Augusto da Silva, Kelly Cristina Nogueira Soares e Bianca Raquel Garcia Fagundes Pereira.