Acontece na UniGuairacá
Fundador da Casa Benjamin Teixeira ministra palestra na Faculdade Guairacá
A palestra de Murilo Walter Teixeira, fundador e mantenedor da Casa Benjamin Teixeira, faz parte da programação da 17ª Semana de Museus.
Por: admin
- 14/05/2019 16h30Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
A Faculdade Guairacá recebeu o pesquisador Murilo Walter Teixeira para ministrar a palestra ‘A retrospectiva histórica de Guarapuava: 1819 a 2019’, nesta segunda-feira, 13. A palestra faz parte da programação da 17ª Semana de Museus, organizada em parceria entre o Colegiado de Pedagogia da Guairacá e a Casa Benjamin Teixeira.
Durante a palestra, Murilo contou sobre a construção histórica da cidade de Guarapuava, desde a fundação da freguesia Nossa Senhora de Belém, como era conhecido o território que compreende a cidade, até os dias atuais. Todo o seu conhecimento sobre a história do município veio de uma herança familiar: Murilo herdou um acervo de documentos, cartas e jornais de seu pai, Benjamin Teixeira, que faleceu em 1981. Benjamin foi redator, escritor, professor, político e membro atuante da comunidade guarapuavana.
A preocupação em preservar as publicações deixadas pelo pai, fez com que Murilo e sua esposa, Áurea Luz, fundassem a Casa Benjamin Teixeira, um espaço cultural destinado à preservação, pesquisa e divulgação da história de Guarapuava. O acervo foi crescendo à medida que Murilo e Áurea foram atrás de outros materiais que remetessem a historicidade da cidade. Hoje, com 12 anos de existência, a Casa guarda a memória e a construção de Guarapuava, se tornando parada obrigatória a pesquisadores e curiosos sobre o nosso passado. “Hoje recebo muitos materiais também e que acabam ajudando estudantes, pesquisadores em seus trabalhos. Quando os alunos me procuram, tento ajudar e fornecer esses subsídios”, conta. Ele também afirma que quem deseja acessar o conteúdo do acervo para pesquisas, pode utilizá-los mediante horário agendado. “O espaço é pequeno, mas agendamos os horários, fazemos uma conversa e eu verifico se tenho o material que o aluno precisa”.
Na ocasião, também foi realizada uma exposição com materiais trazidos por Murilo sobre os 200 anos da freguesia Nossa Senhora de Belém. A exposição permanecerá na Faculdade Guairacá até o fim desta semana. Já a programação da 17ª Semana de Museus segue até quinta-feira, 16. As palestras são abertas ao público e não necessitam de inscrição prévia. Os participantes receberão certificados.
