Acontece na UniGuairacá
Guairacá realiza Seminário de Gestão Pedagógica
Por: admin
- 19/04/2016 15h49Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Na última quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, o Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá promoveu mais um Seminário de Gestão Pedagógica.
A professora Elizabeth Macedo Fagundes, uma das organizadoras do evento, destacou que esse tipo de formação é importante para que os alunos conheçam as áreas da gestão escolar, para a autonomia e a qualidade do ensino. “Nossa intenção é mostrar como está ocorrendo a gestão e o trabalho pedagógico nos espaços escolares e não-escolares na região. Nós sabemos que o leque de trabalho para os profissionais da área é grande e cada vez abre-se mais caminhos”.
A professora Beatriz Aparecida Neves está há 15 anos na gestão do Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro e foi uma das palestrantes do evento. Beatriz contou um pouco sobre sua experiência profissional, sobre os desafios encontrados no cotidiano, e também, abordou alguns conceitos da gestão democrática na escola pública.
Segundo a palestrante, atualmente, a gestão educacional é entendida numa perspectiva democrática, que integra as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere a projetos e políticas públicas e institucionais na área da educação. “A gestão democrática na escola pública é muito mais abrangente do que o termo sugere. Cada fatia desempenha um importante papel”, destacou.
A professora Beatriz contou que 3 escolas do Paraná foram escolhidas como modelo de gestão financeira e o Tupy Pinheiro está entre elas. “No Paraná há um pouco mais de 2mil escolas. O Tupy, do Núcleo de Guarapuava, foi a única e receberemos um prêmio. Nossa instituição está sendo evidenciada na gestão porque nós acreditamos. É um trabalho a longo prazo, não é fácil, as pessoas precisam entender que a democracia precisa existir e ser valorizada para que as coisas aconteçam”.
